Em
O Comércio de Baião

2025/09/11

Comunidade escolar de Baião deu hoje início ao novo ano letivo

Destaque

O nosso jornal esteve à conversa com os diretores executivos dos três agrupamentos de modo a fazer um balanço geral deste primeiro dia.

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Eiriz - Ancede, professor Nélson Carneiro, fez um balanço sobre o arranque do novo ano letivo, destacando os principais desafios e objetivos da comunidade escolar. Explicou que o processo de colocação de professores “ainda se encontra em curso, faltando docentes nas áreas de TIC, Educação Visual do 3.º ciclo, Educação Especial e Educação Moral e Religiosa”, mas mostrou-se confiante: “Esperamos que na próxima sexta-feira esta situação já esteja resolvida.” Quanto aos horários, garantiu que já estão a ser ultimados: “Os horários das turmas já estão prontos. Estão apenas a ser feitos alguns ajustamentos nos horários dos professores”.

O agrupamento conta este ano com cerca de 452 alunos, número que representa um crescimento face ao ano anterior. Entre as novidades está a desmaterialização do Plano Anual de Atividades, que passará a ser gerido numa plataforma digital. “Queremos que este plano sirva verdadeiramente o projeto educativo da escola e que possamos trazer para dentro as instituições e pessoas da comunidade educativa, para que com o seu conhecimento ajudem a enriquecer as aprendizagens curriculares dos nossos alunos”, sublinhou.

O desporto escolar continuará a ter destaque, com a manutenção de um grupo de Escola Ativa para o 2.º ciclo, vocacionado para a promoção de hábitos de vida saudáveis, e de duas equipas de futsal, sub-15 masculino e feminino. “Estamos também a analisar a possibilidade de um protocolo com o Agrupamento de Vale de Ovil para a oferta de canoagem”, adiantou o diretor.

A biblioteca escolar foi apontada como um dos pontos centrais no trabalho educativo. Para Nélson Carneiro, “a leitura é a alavanca para sanar muitas das dificuldades de aprendizagem dos alunos e deve ser uma prioridade transversal a todos os níveis de ensino”. Recordou ainda os prémios conquistados pela escola a nível nacional, mas reforçou que “é importante garantir que todos os alunos possam cultivar o gosto pela leitura, desde o pré-escolar até aos ciclos seguintes”.

Na sua mensagem à comunidade educativa, o diretor destacou a importância da colaboração entre famílias e escola. “Quanto maior for a participação das famílias na vida da escola e no acompanhamento dos filhos, maior será o sucesso académico e social de todos os alunos”, afirmou. Para o novo ano letivo, deixou um desejo: “Que todos se desenvolvam ao máximo, que encontrem caminhos de aprendizagem e que possamos oferecer uma educação de qualidade.”

O Diretor do Agrupamento de Escolas do Sudeste de Baião, professor José Manuel Vicente, fez um balanço positivo do arranque do ano letivo, referindo que “correu tudo normalmente, tudo bem”. Sublinhou, no entanto, que ainda faltam dois docentes por colocar, situação que deverá ficar resolvida a muito curto prazo: “Acredito que ainda hoje fiquem colocados, ou então amanhã, que é o prazo máximo.”

Quanto à organização, garantiu que “os horários estão todos definidos e entregues”. Neste primeiro dia realizaram-se as apresentações e o início das atividades para os alunos “desde o pré-escolar ao nono ano” e, a partir de amanhã, terão início as aulas em pleno.

O agrupamento, composto por quatro escolas, conta este ano com 356 alunos, registando uma pequena descida em relação ao ano passado.

Uma das áreas em que se mantém firme a posição da direção é a utilização de telemóveis. “Até ao sexto ano, continuam a ser proibidos. Do sétimo ao nono ano, mantivemos as regras restritas do ano passado: os alunos podem trazer o telemóvel, mas apenas lhes é entregue no final das aulas. Durante o período escolar, não têm a posse do telemóvel”, esclareceu.

Relativamente ao Plano Anual de Atividades, o processo encontra-se ainda em fase de recolha de propostas dos departamentos. “O processo atrasou um bocadinho devido à eleição do diretor em julho, mas ainda temos o prazo de uma semana para que os departamentos proponham atividades, que depois serão aceites ou não, dependendo da disponibilidade”, explicou.

Na área do desporto escolar, o diretor adiantou que a oferta “se mantém semelhante ao ano passado, embora este ano não haja xadrez”. Poderão surgir pequenas novidades propostas pela nova direção, mas “regra geral irá manter-se aquilo que é habitual”.

O professor deixou igualmente uma mensagem à comunidade escolar:

“É com muito entusiasmo que damos início a este novo ano letivo. Cada começo traz consigo novos desafios, mas também novas oportunidades.

Ser diretor é mais do que gerir uma escola: é inspirar uma comunidade, apoiar professores e alunos, e criar condições para que todos possam aprender e crescer.

Sabemos que o caminho nem sempre é fácil. Mas também sabemos que juntos conseguimos enfrentar melhor as dificuldades. A partilha entre as escolas do concelho, a cooperação e a confiança mútua que temos com o município, são a nossa maior força.

Desejo a todos um ano letivo marcado pelo entusiasmo, pela inovação e, sobretudo, pelo sucesso dos nossos alunos. Que possamos liderar com coragem, mas também com humanidade.

Bom ano para todos!”

Relativamente ao diretor do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, professor Nuno Mota, fez um balanço positivo do primeiro dia de aulas, sublinhando que “decorreu dentro da normalidade, com atividades de receção aos alunos”. Referiu, no entanto, que “existem três disciplinas que ainda não estão cobertas em algumas turmas, devido a motivos de doença de três professoras”, mas mostrou-se confiante de que “entre amanhã e segunda-feira a situação ficará resolvida”.

Deixou ainda uma mensagem à comunidade educativa: “Desejo a toda a comunidade escolar um bom ano letivo e reforço que a escola está aqui para trabalharmos em conjunto.”

Lembramos que o Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil é o maior em número de alunos e consequentemente de docentes do concelho, sendo frequentado por oito centenas de jovens.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Comunidade escolar de Baião deu hoje início ao novo ano letivo
11/09/2025
VÍTOR PASCOAL QUER A PRIMEIRA VITÓRIA DO ANO NA RAMPA DE BOTICAS
11/09/2025
“Escola Segura” GNR dá início à Campanha 2025/2026
11/09/2025
Paulo Pereira é um dos oradores na Convenção Autárquica do PS em Coimbra no dia 13 de setembro
10/09/2025
Colisão entre camião e veículo de passageiros em Valadares-Baião provoca ferido ligeiro
10/09/2025
MESÃO FRIO PROMOVE RECOLHA DE SANGUE NO PAVILHÃO MULTIUSOS
9/09/2025
FUNDAÇÃO EÇA DE QUEIROZ CELEBRA 35 ANOS COM DIA DE PORTAS ABERTAS EM TORMES
9/09/2025
PAÇOS DO CONCELHO DE MESÃO FRIO ILUMINADOS DE VERMELHO EM CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA OS CANCROS DO SANGUE
9/09/2025
PUB