2025/11/19
A Igreja de Santa Maria de Sobretâmega, no Marco de Canaveses, recebe no próximo sábado, 22 de novembro, às 19h00, o concerto que marca o encerramento da quarta edição do Festival de Música Antiga de Amarante. O espetáculo, de entrada livre, será protagonizado pelo Duo Andrómeda, formado pelos flautistas Filipa Oliveira e Jostein Gundersen.

Sob o mote “Sempre Cânone, caminhos da escrita em cânone, do barroco ao contemporâneo”, o duo apresenta um programa que explora diferentes abordagens de composição para flauta de bisel, unindo estéticas do período barroco à criação contemporânea. O ponto de partida é a obra “XIIX Canons Mélodieux”, do compositor alemão Georg P. Telemann (1681-1767), referência incontornável do repertório instrumental dessa época.
O público poderá assistir a um concerto marcado pela criatividade e pela diversidade estilística, num diálogo musical que atravessa séculos através da linguagem do cânone. A escolha da Igreja de Sobretâmega — classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1971 — acrescenta ao momento artístico uma atmosfera histórica e patrimonial singular.
Organizado pelo Centro Cultural de Amarante — Maria Amélia Laranjeira, o Festival de Música Antiga conta com o cofinanciamento da Direção-Geral das Artes e com o apoio da Rota do Românico, entre outras entidades.
A Rota do Românico integra atualmente 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega. O projeto desenvolve trabalho nas áreas da investigação científica, conservação patrimonial, dinamização cultural, educação e promoção turística.
O concerto tem entrada livre, limitada à lotação da igreja.
