Em
O Comércio de Baião

2025/11/19

Concerto do Duo Andrómeda encerra Festival de Música Antiga de Amarante na Igreja de Sobretâmega

Destaque

A Igreja de Santa Maria de Sobretâmega, no Marco de Canaveses, recebe no próximo sábado, 22 de novembro, às 19h00, o concerto que marca o encerramento da quarta edição do Festival de Música Antiga de Amarante. O espetáculo, de entrada livre, será protagonizado pelo Duo Andrómeda, formado pelos flautistas Filipa Oliveira e Jostein Gundersen.

Sob o mote “Sempre Cânone, caminhos da escrita em cânone, do barroco ao contemporâneo”, o duo apresenta um programa que explora diferentes abordagens de composição para flauta de bisel, unindo estéticas do período barroco à criação contemporânea. O ponto de partida é a obra “XIIX Canons Mélodieux”, do compositor alemão Georg P. Telemann (1681-1767), referência incontornável do repertório instrumental dessa época.

O público poderá assistir a um concerto marcado pela criatividade e pela diversidade estilística, num diálogo musical que atravessa séculos através da linguagem do cânone. A escolha da Igreja de Sobretâmega — classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1971 — acrescenta ao momento artístico uma atmosfera histórica e patrimonial singular.

Organizado pelo Centro Cultural de Amarante — Maria Amélia Laranjeira, o Festival de Música Antiga conta com o cofinanciamento da Direção-Geral das Artes e com o apoio da Rota do Românico, entre outras entidades.

A Rota do Românico integra atualmente 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega. O projeto desenvolve trabalho nas áreas da investigação científica, conservação patrimonial, dinamização cultural, educação e promoção turística.

O concerto tem entrada livre, limitada à lotação da igreja.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Ana Raquel Azevedo eleita vice-presidente da AMDT
12/12/2025
MOTORPOR Usados em Penafiel oferece 500€ em Cartão Dá em viaturas selecionadas
12/12/2025
Cuidadores informais de Baião participam em workshop de arranjos de Natal
11/12/2025
Alunos do Agrupamento de Eiriz – Ancede participaram no 1º Encontro de Futsal de Iniciados Masculinos
11/12/2025
Concerto de Natal da Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere acontece a 21 de dezembro
11/12/2025
Espetáculo de Natal “Quebra-Nozes” chega ao Auditório Municipal de Baião
11/12/2025
Biblioteca Municipal de Mesão Frio oferece momento natalício inesquecível a 200 crianças
11/12/2025
Alunos do Agrupamento de Escolas de Eiriz Ancede visitam Vigo para conhecer as Luzes de Natal
11/12/2025
PUB