Em
O Comércio de Baião

2025/09/17

Consignada a obra de eletrificação da Linha do Douro entre Marco de Canaveses e Peso da Régua

Destaque

Foi consignada ontem, dia 16 de setembro, na Estação da Régua, a empreitada de eletrificação do troço ferroviário entre o Marco de Canaveses e a Régua, num investimento de 110 milhões de euros. A cerimónia contou com a presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, e de vários autarcas da região, incluindo o vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Filipe Fonseca.

Com um prazo de execução de três anos, esta é considerada uma obra estruturante para a região, que irá melhorar a mobilidade, o conforto e a segurança das populações, reforçando a atratividade do território e impulsionando o desenvolvimento económico. Do total do percurso, cerca de 21 quilómetros situam-se no concelho de Baião, o que traduz uma importância acrescida para o município.

Estudos encomendados pela Infraestruturas de Portugal (IP) apontam para um crescimento superior a 100% do número de passageiros até 2051, em resultado da modernização da linha, perspetivando-se também ganhos relevantes ao nível do turismo.

As intervenções previstas incluem a eletrificação integral do troço, a reabilitação da via e da plataforma ferroviária, a modernização de estações e apeadeiros com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, a supressão e automatização de passagens de nível, a beneficiação da Estação da Régua e a instalação de sistemas avançados de sinalização, telecomunicações ferroviárias, informação ao público e videovigilância. Estão ainda previstos o reforço estrutural de taludes e a reabilitação de túneis, entre os quais o Túnel do Juncal, com 1.600 metros, cuja intervenção exige elevada complexidade técnica.

Durante a execução da obra, haverá interrupções noturnas de sete horas para trabalhos de construção, estando ainda previsto o encerramento da circulação ferroviária entre novembro e março, devido às intervenções nos túneis. A IP garante, no entanto, que será assegurado um serviço de transporte alternativo por autocarro, em articulação com a CP e as autarquias, e que toda a informação será atempadamente comunicada ao público.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Projeto Escola Solidária levou o espírito natalício aos Centros de Convívio de Ancede e Santa Cruz do Douro
16/12/2025
Comissão de Trabalhadores da ULS Tâmega e Sousa tomou posse para o quadriénio 2025–2029
16/12/2025
Rota do Românico lança ‘Prémio Escola do Ano’ no ano letivo 2025/2026
16/12/2025
Junta de Freguesia do Gove promove Mercado de Natal no próximo dia 20 de dezembro
16/12/2025
AARO angaria mais de 1.300 euros em Caminhada Solidária pelo Cancro da Mama
16/12/2025
AD Baião consolida liderança com vitória no terreno do FC Termas São Vicente
15/12/2025
AD Ancede encurta distâncias ao FC Frende após goleada no dérbi
15/12/2025
Associação Artes Marciais – EKA Baião participa no Estágio de Natal da Associação Karate do Porto
15/12/2025
PUB