«Projeto envolve treze jovens de Baião e destaca paisagens locais, integrando o festival JUVE 2026»
Uma curta-metragem contemporânea que retrata a história de uma adolescente com perda gradual de audição está a ser filmada desde ontem em Baião. O projeto conta com o apoio do município e envolve jovens estudantes dos três agrupamentos de escolas do concelho.
Segundo Telmo Soares, diretor do Coletivo Casota, e Noiserv, músico e artista multidisciplinar "a narrativa centra-se numa personagem que lida com os desafios decorrentes da perda auditiva através da interação com um pequeno gravador, que funciona como um objeto central na história".
A produção tem uma forte componente sonora, explorando a atenção aos sons e a relação com a vida musical, refletindo o interesse da equipa pela produção audiovisual musical.
Durante a segunda jornada de filmagens, os jovens participantes mostraram "grande sensibilidade e concentração, respeitando as marcações e colaborando eficazmente nas gravações". Os responsáveis afirmam que tem sido fácil trabalhar com os adolescentes, que se adaptaram rapidamente ao ambiente de filmagens.
Além da história e dos jovens, a equipa valoriza "a viagem e o local de filmagem pela beleza das paisagens de Baião e o impacto do elemento da água no cenário, num concelho lindíssimo, em que o ambiente tem um contraponto especial à narrativa".
Na zona de lazer Fluvial da Ermida, em Santa Marinha do Zêzere, um grupo de jovens atores, entre os 11 e os 15 anos, aguardava o início das gravações. Para muitos, esta é a primeira experiência na iniciativa JUVE, embora alguns tenham participações anteriores noutras circunstâncias.
Os jovens revelaram não ter tido contacto com os produtores nem saber o que acontecerá após as filmagens, aguardando uma surpresa. Esperam que a curta-metragem aborde o dia a dia.
Uma jovem que participou no dia de ontem nas filmagens, como figurante, descreveu uma cena em que estava a conviver e a contar uma anedota com amigos, culminando numa situação de diversão e amizade, referindo parecer-lhe ser "interessante e divertida".
O projeto envolve treze jovens selecionados através de um casting que reuniu 39 participantes dos três agrupamentos de escolas do concelho. Eles estão envolvidos num processo de criação cinematográfica profissional que culminará com a estreia da curta-metragem na edição de 2026 do JUVE - Encontros de Cinema e Literatura Infantojuvenil de Baião, a realizar entre 30 de setembro e 3 de outubro.
A curta-metragem está a ser desenvolvida pelo músico e artista multidisciplinar Noiserv e pelo Coletivo Casota, duas referências da criação contemporânea em Portugal. A produção audiovisual abordará temas como a memória, a passagem do tempo, os afetos, a perda e a capacidade de encontrarmos novas formas de sentir e interpretar o mundo.
Com a rodagem a decorrer em Baião, esta iniciativa representa uma oportunidade para acompanhar uma experiência singular de formação artística e participação juvenil, onde o cinema surge como ferramenta de inclusão, aprendizagem e expressão criativa.
O JUVE - Encontros de Cinema e Literatura Infantojuvenil de Baião é um festival que cruza cinema, literatura e formação de públicos jovens, promovido pela Câmara Municipal de Baião.