2024/12/15
A equipa feminina da AD Baião recebeu o FC Porto, na manhã de sábado, dia 14 de dezembro, no jogo da segunda jornada da Divisão de Elite do Campeonato de Futebol de 9 Feminino sub-15 da AF Porto, a competição de nível mais elevado no referido escalão.
A formação baionense vinha de uma derrota em Vila do Conde frente ao Rio Ave FC, enquanto que, as azuis e brancas, descansaram na primeira jornada, e faziam a sua estreia na prova.
Depois de um início de jogo equilibrado, as portistas foram-se superiorizando e acabaram por vencer por cinco bolas a zero. Resultado que para o treinador da AD Baião, Ricardo Campos, pouco importa.
“Nesta fase, o mais importante é o crescimento das atletas. Na divisão de elite o nosso objetivo é desfrutar de cada jogo e crescer contra adversários fortes. Sabemos que a nível de resultados vai ser uma fase difícil, mas queremos ser uma equipa competitiva”, explicou o treinador ao nosso jornal.
Questionado sobre o sucesso recente da sua equipa em ano de estreia, Ricardo Campos explicou que foi uma agradável surpresa. “Em ano de estreia não tinha expetativas, no início da época não sabíamos sequer se ia haver equipa e mesmo quando juntamos algumas atletas conversamos com a direção e chegamos a acordo que este seria o ano zero, até porque a nossa intenção era apenas permitir que as atletas pudessem praticar futebol. Aconteceu que treino após treino foram aparecendo jogadoras que acrescentaram qualidade e juntando isso com muito esforço e dedicação foi possível chegar onde estamos hoje”, revelou.
Sobre a qualidade do seu plantel, o treinador refere que há atletas que podem ser bem-sucedidas no futebol. “Temos atletas com 10/11 anos que estão a jogar futebol pela primeira vez, ainda não pensam em chegar mais longe, querem apenas divertir-se. Por outro lado, tenho aqui um leque de jogadoras num patamar mais elevado e, acredito seriamente, que se continuarem a trabalhar e se for algo que queiram, podem alcançar palcos maiores”.
Acerca da criação de um escalão sénior no futebol feminino na AD Baião, Ricardo Campos, esclarece que é uma forte possibilidade.
“O foco neste momento é nas sub-15 e em dar seguimento às atletas mais velhas. Para isso, na próxima época queremos fazer captações nas escolas do nosso concelho e em algumas de concelhos vizinhos para atrair mais jogadoras. A equipa sénior não é algo que almejamos para o imediato, mas sim, se este projeto for sustentado, acredito que a criação desse escalão vai acabar por acontecer”.
Pela primeira vez na época, a formação baionense somou duas derrotas consecutivas, ainda assim, a treinadora adjunta, Isabel Alves, conta que os resultados menos positivos não são algo capaz de abalar a sua equipa.
“Elas reagem bem às derrotas e sabiam que iam ser jogos complicados. Obviamente que ninguém esta no balneário a festejar, mas já estão focadas em preparar o próximo jogo. O essencial é que elas se divirtam e aproveitem jogos como os de hoje. É bom para elas jogar contra equipas mais fortes e, certamente, vão se lembrar para sempre de jogar contra o FC Porto, o Rio Ave, o Varzim SC, etc.”, assegurou.
A treinadora, também em ano de estreia no cargo, contou que “nunca se imaginou a treinar”, mas acabou por aceitar a proposta da AD Baião e está a “adorar” a experiência. “Dar o treino à guarda-redes para mim tem sido a melhor parte, mas também gosto muito de ver a evolução delas. Quando comecei não esperava ver certas atletas evoluir tanto”, contou.
Isabel Alves, para além de treinadora na AD Baião, é guarda-redes da equipa feminina do FC Penafiel. Questionada sobre a possibilidade de um dia defender as redes da equipa sénior da AD Baião, entre vários sorrisos, revelou ser algo que teria que “considerar muito bem”, mas que não deixa de ser uma “forte possibilidade”.
A equipa feminina da AD Baião só volta a jogar em 2025. Irá visitar, no dia 4 de janeiro, o Valadares Gaia FC e, no dia 18 de janeiro, receberá o Varzim SC. De notar, que até ao fim das obras de substituição do relvado sintético no Campo do Prenhô, os jogos “em casa” serão disputados no Parque de Jogos AD Ancede.