2025/06/15
O Estádio Municipal da Maia foi, na passada sexta-feira, palco de um grande dia de festa para mais de 1000 crianças, no encontro distrital do programa “ABC da Bola”, organizado pela Associação de Futebol do Porto.
No total, o projeto ABC da Bola envolve 45 escolas de 22 agrupamentos escolares de todo o distrito, contando atualmente com cerca de 5000 alunos. Entre os participantes estiveram também duas escolas do concelho de Baião: o Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil e o Agrupamento de Escolas de Eiriz.
À semelhança de 2023, o estádio transformou-se num espaço de diversão e desporto: durante a manhã, o relvado acolheu 10 minicampos de futebol, onde se disputaram jogos amigáveis.
O antigo jogador profissional Ukra, que passou por clubes como o FC Porto e o Rio Ave, apadrinhou o evento, que incluiu ainda discursos institucionais e uma animada mega-aula de zumba.
A tarde foi dedicada a demonstrações da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública, com exibições dos cães-polícia, seguidas de jogos tradicionais e outras atividades lúdicas, que proporcionaram momentos de alegria a todos os participantes.
Estiveram também presentes o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Pedro Dias, autarcas e representantes dos 18 municípios do distrito do Porto, entre eles, Filipe Fonseca, vice-presidente da Câmara Municipal de Baião e vereador do desporto, além de Vasco Pinho, em representação da Federação Portuguesa de Futebol, e José Manuel Neves, presidente da comitiva da Associação de Futebol do Porto.