A escritora Joana Bértholo é a vencedora do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz / Fundação Millennium bcp 2023 com o romance "A História de Roma".
O júri, constituído por Bruno Vieira Amaral, Carlos Reis, Isabel Lucas, Luísa Mellid-Franco e o baionense Manuel Pereira Cardoso, decidiu por unanimidade contemplar o romance, frisando que se trata de «uma história de um amor moderno, e ao mesmo tempo uma história moderna de amor» alicerçada «na maturidade literária e estilística da autora, que faz de "A História de Roma" uma obra original, resgatando da banalidade um dos temas mais recorrentes da literatura».
O prémio, no valor de 10.000€, contempla bienalmente uma obra ficcional (romance ou novela) de autor português com idade não superior a 40 anos, e visa promover e incentivar a produção de obras literárias em língua portuguesa, bem como homenagear Eça de Queiroz, um dos maiores vultos nacionais e internacionais da literatura e cultura portuguesas.
A entrega do prémio terá lugar no próximo dia 23 de setembro na sede da Fundação Eça de Queiroz, em Tormes, Santa Cruz do Douro - Baião, na casa que inspirou o autor de "A Cidade e as Serras".
(Notícia mais desenvolvida na edição em papel n.º 787, de dia 13 de setembro)
Partilhar nas redes sociais
Últimas Notícias
CPCJ de Baião assinala quase três décadas de proteção às crianças e jovens
30/12/2025
Projeto Escola Solidária do Agrupamento de Escolas de Eiriz reforça laços comunitários e promove valores de cidadania
30/12/2025
Requalificação da EN108 entre Lodão e Ponte de Ermida concluída com investimento de 2,6 milhões de euros
30/12/2025
Tomada de Posse dos Corpos Gerentes da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Baião
29/12/2025
StartUP Castelo de Paiva reforça apoio ao empreendedorismo
29/12/2025
Concerto de Reis e Ano Novo assinala início de 2026 em Mesão Frio
28/12/2025
Assembleia Municipal de Baião aprova Orçamento de 36,7 milhões de euros para 2026
27/12/2025
Operação “Natal e Ano Novo 2025/2026” – Dados Provisórios de 18 a 25 de dezembro de 2025
26/12/2025
PUB
Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Concordo