Em
O Comércio de Baião

2026/03/10

Exposição 'A Segunda Pele' de Balbina Mendes é inaugurada no Mosteiro de Ancede a 14 de março

Destaque

Mosteiro de Ancede recebe até 24 de maio a série de pinturas que explora a máscara como metáfora das identidades individuais

O Mosteiro de Ancede – Centro Cultural inaugura a 14 de março, às 16h00, a exposição "A Segunda Pele", da artista Balbina Mendes, que estará patente até 24 de maio.

A exposição apresenta um conjunto de pinturas que se desenvolve a partir da máscara como metáfora do outro e expressão das diversas identidades que habitam cada indivíduo. Ao longo da série, a máscara assume várias materializações plásticas: ora evocando referências de carácter ancestral, ora resultando da acumulação de sucessivas camadas de tinta, ou ainda da aplicação de plexiglass sobre o rosto representado.

A presença do plexiglass introduz uma leitura dual na obra, funcionando simultaneamente como filtro e superfície refletora, estabelecendo uma relação ambivalente com o observador. Este efeito aproxima o público da pintura, mas também cria um distanciamento, já que o reflexo devolve a imagem do observador, integrando-o na composição como uma nova camada, uma nova "pele", que amplia o campo interpretativo da obra.

Balbina Mendes, natural de Malhadas, Miranda do Douro, nasceu em 1955 e é mestre em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Actualmente vive e trabalha em Vila Nova de Gaia, onde mantém o seu atelier.

Ao longo do seu percurso artístico, Balbina Mendes realizou diversas exposições individuais e participou em exposições coletivas em Portugal e no estrangeiro. A sua obra está representada em várias coleções públicas e privadas.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Exposição 'A Segunda Pele' de Balbina Mendes é inaugurada no Mosteiro de Ancede a 14 de março
10/03/2026
Cães atacam ovelhas em Várzea na União de Freguesias de Teixeira e Teixeiró
10/03/2026
OPINIÃO: Dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher ( Dia dedicado a todas as mulheres que lutaram ou lutam e aos homens que connosco estão ou estiveram nas nossas difíceis lutas)
8/03/2026
Baião recebeu Secretária de Estado da Saúde Ana Povo para apresentação da valência de medicina dentária integrada na Unidade Móvel de Saúde
6/03/2026
Feira do Stock-Off Baião regressa à Feira do Tijelinho com três dias dedicados ao comércio local
5/03/2026
“Aqui o sabor é tradição” é o lema da Feira do Fumeiro de Baião que se realiza entre os dias 13 e 15 de março
5/03/2026
Equipa Sénior da OBER-AMJ conquista título nacional de Boccia por Equipas na Zona Douro 2026
5/03/2026
Dois alunos do Agrupamento de Escolas do Sudeste de Baião eleitos para a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens
4/03/2026