Em
O Comércio de Baião

2025/07/10

FALECEU MARCO SILVA, ANTIGO PRESIDENTE DA CÂMARA DE MESÃO FRIO - AUTARQUIA DECRETOU TRÊS DIAS DE LUTO MUNICIPAL

Destaque

Faleceu Marco António Peres Teixeira da Silva, antigo presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, aos 71 anos. Em sinal de homenagem, o município decretou três dias de luto municipal.

Marco Silva foi uma figura central da vida política local e regional. Natural da antiga freguesia de São Nicolau, nasceu a 27 de março de 1953. Licenciado em Gestão de Empresas, foi professor de Matemática e Economia na Escola Professor António da Natividade.

Desempenhou funções como presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio entre 1989 e 2009, tendo sido eleito pela primeira vez aos 36 anos. Com vinte anos consecutivos de mandato, foi o autarca com o percurso mais longo à frente do município em democracia.

Ao longo da sua vida ativa, exerceu ainda vários cargos de relevância social e institucional, entre os quais: presidente da Assembleia Geral da Caixa de Crédito Agrícola, presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Mesão Frio, presidente do Conselho Diretivo da Escola EB 2,3/Secundária de Mesão Frio, diretor do Instituto de Emprego de Vila Real, entre outros.

Em 2023, foi distinguido com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro, a mais alta condecoração do município, pelo seu contributo à causa pública e pelo legado deixado ao concelho.

Na nota emitida pela autarquia, é recordado como um líder com visão, sentido de missão e dedicação à população:

"A sua obra permanecerá viva nas instituições e, sobretudo, na memória coletiva de um concelho que ajudou a transformar."

A Câmara Municipal de Mesão Frio endereça as mais sentidas condolências à família, em especial ao seu irmão, Paulo Jorge Silva, atual presidente da autarquia.

Marco Silva sucedeu ao pai, Professor António da Natividade, na presidência da Câmara Municipal, dando continuidade a um projeto de valorização do território e de afirmação de Mesão Frio no contexto regional e nacional.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
AD BAIÃO APROVA CRIAÇÃO DE SAD EM ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
10/07/2025
JOVENS CAMPEÕES DA ACR SANTA CRUZ DO DOURO RECEBERAM TROFÉU DA AF PORTO
10/07/2025
NOVO PONTO DE ÁGUA NO MONTE DE TUARAZ REFORÇA ESTRUTURAS DE APOIO AO COMBATE A INCÊNDIOS EM BAIÃO
10/07/2025
FALECEU MARCO SILVA, ANTIGO PRESIDENTE DA CÂMARA DE MESÃO FRIO - AUTARQUIA DECRETOU TRÊS DIAS DE LUTO MUNICIPAL
10/07/2025
ASSOCIAÇÃO VALE DO ZÊZERE PROMOVEU DUAS SEMANAS DE FÉRIAS DESPORTIVAS E OCUPACIONAIS
10/07/2025
PADRE MÁRIO JOÃO BENZEU A NOVA AMBULÂNCIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE BAIÃO
10/07/2025
JÁ SÃO CONHECIDOS OS CINCO FINALISTAS DO PRÉMIO LITERÁRIO FUNDAÇÃO EÇA DE QUEIROZ /FUNDAÇÃO MILLENNIUM BCP 2025
10/07/2025
BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE BAIÃO PROMOVEM “FÉRIAS NO QUARTEL” DURANTE O MÊS DE AGOSTO
9/07/2025