A AD Baião viveu um fim de semana em grande, com vitórias das duas formações seniores. A equipa principal venceu fora de casa o UDS Roriz, em Santo Tirso, por 1-0, enquanto a recém-criada equipa “B” regressou às competições oficiais sete anos depois, com um triunfo caseiro frente ao “Os Pienses” ACR.
Equipa principal mantém arranque 100% vitorioso
Depois do triunfo na jornada inaugural frente ao SC Freamunde (2-1), a formação baionense voltou a vencer, desta vez no terreno do UDS Roriz. O único golo da partida foi apontado por Mutaro Baldé, médio ex-Paços de Ferreira, após assistência do capitão Hélder Silva.
No rescaldo, a direção do clube destacou o espírito de grupo e a resiliência:
“Uma vitória suada num jogo muito disputado do primeiro ao último minuto. A nossa equipa mostrou maturidade, união e ambição para garantir os três pontos fora de casa e somar a segunda vitória consecutiva na Divisão de Elite. Seguimos juntos e focados no que vem aí.”
A partida ficou ainda marcada pela estreia do novo equipamento principal da AD Baião, produzido pela Adidas, que mantém o azul e branco, mas apresenta um design renovado. Também o novo autocarro personalizado com as cores, o símbolo e o ano de fundação do clube (1977) foi apresentado, gesto que a direção considera “um passo marcante na história do clube, a pensar no conforto, na imagem e no sentimento de pertença de todos os que vestem esta camisola”.
Com este resultado, a AD Baião soma seis pontos em seis possíveis e divide a liderança da Série 1 da Divisão de Elite AF Porto com o SC Rio de Moinhos e o CD Águias de Eiriz. Na próxima jornada, os baionenses recebem o CD Sobrado, que vem de uma pesada derrota caseira por 4-0 frente ao próprio CD Águias de Eiriz.
Equipa “B” regressa em grande sete anos depois
Quase sete anos depois do último jogo oficial, a equipa “B” da AD Baião regressou às competições com uma vitória na 1.ª Divisão da AF Porto. No Estádio do Prenhô, frente ao “Os Pienses” ACR, os visitantes chegaram ao intervalo em vantagem, mas os baionenses deram a volta no segundo tempo.
Zé Pedro, avançado de 19 anos vindo do SC Mesão Frio, entrou do banco para assinar o empate, e pouco depois Paulino, médio angolano ex-GD Chaves, consumou a reviravolta para o 2-1 final.
Com este arranque positivo, a AD Baião “B” ocupa o quinto lugar da Série 1. Na próxima jornada visita o FC Lagares “B”, que venceu o Águias de Figueiras por 3-0 na ronda inaugural.