Em
O Comércio de Baião

2024/10/11

GOVERNO CRIA GRUPO DE TRABALHO PARA ELABORAR PROPOSTA DE CARREIRA E BENEFÍCIOS PARA OS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS E PROFISSIONAIS

Destaque

Em nota enviada, o Ministério da Administração Interna, informa que, o Governo cria Grupo de Trabalho para preparar a elaboração da proposta de carreira, benefícios, regalias e formação para os Bombeiros Voluntários que integram os quadros de pessoal dos corpos de Bombeiros das Associações de Bombeiros Voluntários (ABV)

O Executivo prossegue o objetivo do XXIV Governo Constitucional em valorizar os Bombeiros Voluntários e Profissionais, através de um processo de definição e clarificação das carreiras e respetiva valorização profissional, dignificando e impulsionando o voluntariado, bem como as adequadas motivações profissionais, procurando conferir uma maior atratividade às carreiras dos bombeiros profissionais e um maior estímulo aos bombeiros voluntários.

Assim, este grupo de trabalho vai analisar:

• A Carreira dos bombeiros profissionais dos quadros de pessoal dos corpos de bombeiros das Associações de Bombeiros Voluntários;

• Os Benefícios e regalias dos bombeiros voluntários;

• A formação de todos os bombeiros dos quadros de pessoal das Associações de Bombeiros Voluntários.

O Grupo de Trabalho será coordenado pelo Gabinete do Secretário de Estado da Proteção Civil e será integrado por um representante de cada um dos gabinetes a envolver - da Secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, da Secretária de Estado da Administração Pública, do Secretário de Estado da Segurança Social e do Secretário de Estado do Trabalho.

Farão parte deste grupo de trabalho a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e representantes que integram o Conselho Nacional de Bombeiros, designadamente a Liga dos Bombeiros Portugueses, a Escola Nacional de Bombeiros, a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, a Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários e outras entidades que este grupo de trabalho entenda auscultar.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
AD Baião apresenta equipa e equipamentos para a época 2026/2027 inspirados no património megalítico local
20/08/2026
Iniciam hoje em Baião as Festas Concelhias e de São Bartolomeu
19/08/2026
III Feira de Adoção Animal realiza-se sábado dia 22 no Jardim de São Bartolomeu
18/08/2026
Homem detido por furto no interior de veículo em Amarante
18/08/2026
Autarquia Baionense leva seniores ao Santuário de Fátima em dois dias de convívio e peregrinação
17/08/2026
Baião prepara seis dias de festa com música, tradição e cultura nas Festas Concelhias e de São Bartolomeu
17/08/2026
ANSR - GNR e PSP lançam campanha contra condução sob efeito do álcool
17/08/2026
Incêndio deflagra durante a madrugada junto ao polidesportivo da Teixeira
16/08/2026
PUB