Em
O Comércio de Baião

2025/08/07

GOVERNO PROLONGA SITUAÇÃO DE ALERTA DEVIDO AO RISCO DE INCÊNDIOS RURAIS

Destaque

O Governo decidiu esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, prorrogar a Situação de Alerta em todo o território continental até às 23h59 do dia 13 de agosto, face ao agravamento do risco de incêndios rurais devido às condições meteorológicas previstas para os próximos dias.

Durante este período, mantêm-se em vigor as medidas excecionais de proteção e prevenção já anteriormente definidas, com o objetivo de minimizar o risco de ignições e proteger pessoas, bens e o património natural.

Entre as restrições em vigor destacam-se:

  • Proibição de acesso, circulação e permanência em espaços florestais e caminhos rurais identificados nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios;
  • Proibição de queimadas e queimas de sobrantes, incluindo a suspensão de autorizações anteriormente emitidas;
  • Interdição de trabalhos com maquinaria agrícola e florestal em zonas que apresentem risco de ignição;
  • Proibição da utilização de fogo de artifício e outros artefactos pirotécnicos, com suspensão de todas as autorizações.

As autoridades apelam à responsabilidade individual e coletiva, sublinhando que “se há risco, não arrisque”. A proteção da floresta e a segurança das comunidades começa em cada um de nós, reforça o comunicado do Governo.

As forças de segurança e os serviços municipais de proteção civil vão intensificar a fiscalização e vigilância durante este período crítico.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Inauguração do Espaço Multifuncional de Dinamização Comunitária de Almofrela na Serra da Aboboreira em Baião
19/02/2026
Campeonato do “Jogo do 24” na Escola Básica 2,3 de Eiriz - Baião
19/02/2026
Santa Marinha do Zêzere celebra o Carnaval com noite de festa na Casa do Povo
18/02/2026
Almofrela ganha novo espaço comunitário na antiga escola primária
16/02/2026
Autarquia de Mesão Frio apoia agricultores após rasto de destruição no concelho
15/02/2026
Exposição “Delicadezas” celebra a herança feminina na Biblioteca Municipal António Mota
15/02/2026
Passeio todo-o-terreno de dois dias partiu de Amarante rumo a Podence com paragem em Mafómedes na freguesia de Teixeira e Teixeiró
14/02/2026
Entrevista a Anabela Pinto presidente da Associação Cultural Recreativa Unidos por Vilares
14/02/2026