Em
O Comércio de Baião

2024/10/16

HOSPITAL PADRE AMÉRICO INICIA PROJETO PARA REDUZIR PRESSÃO SOBRE SERVIÇOS DE URGÊNCIA

Destaque

Em nota de impressa, o Hospital Padre Américo, de Penafiel, alertou para o novo projeto “Ligue Antes, Salve Vidas” que irá ser apresentado dia 22 de outubro.

O projeto consiste num contacto com o SNS 24 que permitirá tratar casos não urgentes fora dos serviços hospitalares com referenciação para cuidados de saúde primários.

A partir da próxima terça feira, os utentes passam a deslocar-se ao serviço de urgência do Hospital Padre Américo depois de referenciados pela linha SNS 24. O atendimento a utentes encaminhados pelos serviços de emergência médica e pelos cuidados de saúde primários mantém-se como até aqui. Todos os utentes cuja situação clínica não seja considerada urgente na triagem do SNS 24 serão encaminhados para consulta nos centros de saúde, com agendamento de consulta para o próprio dia ou para o dia seguinte. Os utentes que não tenham ligado SNS24 antes de chegar à urgência terão que o fazer no local, sendo disponibilizado um telefone dedicado para o efeito, em caso de necessidade do utente.

Para Henrique Capelas, “este projeto marca uma mudança de paradigma na forma como vemos o atendimento num serviço de urgência, sabendo nós que um dos maiores problemas do sistema de saúde, atualmente, é o acesso indevido a estes serviços, que necessariamente colocam uma pressão acrescida na atividade assistencial”.

Para o Presidente do Conselho de Administração da ULSTS, “este caminho que agora se inicia é um caminho longo, porque será necessário tempo para que os utentes consigam perceber os impactos positivos desta mudança, mas é um caminho necessário e será benéfico como mote para sensibilizar a população para a mudança de hábitos”.

O objetivo da implementação deste sistema de triagem pré-hospitalar é diminuir a pressão a que os serviços de urgência hospitalares estão sujeitos, permitindo ainda otimizar o direcionamento das situações agudas para as diferentes unidades de saúde consoante a sua gravidade.

A mudança permitirá reorientar a atividade assistencial dos serviços de urgência para as situações efetivamente urgentes. Do ponto de vista do utente esperam-se também ganhos significativos, sobretudo na redução dos tempos de espera associados à procura pelos serviços clínicos.

Para Nelson Pereira, “o que marca esta nova forma de trabalhar é a orientação de cada doente para o local mais adequado da rede de cuidados de saúde, garantindo que tem uma resposta em tempo útil à medida da sua necessidade; nenhum utente ficará sem resposta!”. 

O Diretor Clínico para os cuidados hospitalares destaca que “os profissionais estão motivados para esta mudança e prontos para ajudar o utente neste esforço de adaptação que irá necessariamente existir”.

Já o Diretor Clínico dos cuidados de saúde primários, Rui Aguiar, detalha que “este é o projeto certo para mostrar que os cuidados de saúde primários estão preparados para a crescente necessidade de complementaridade com os cuidados hospitalares e podem ser um aliado no tratamento de situações agudas, permitindo equilibrar os acessos aos cuidados de saúde”.

Numa primeira fase, está prevista a implementação do projeto no Hospital Padre Américo, mas o objetivo será alargar as medidas aos serviços de urgência de Amarante e de Cinfães.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Rua Padre João Ribeiro, em Loivos do Monte, cortada devido à queda de muro
14/11/2025
Presidente da Câmara de Felgueiras eleito Presidente da CIM do Tâmega e Sousa
14/11/2025
Incêndio em camião gera alerta junto às bombas da Galp em Campelo
14/11/2025
OPINIÃO: O povo da serra que desafia o sistema e mantém a sua própria água
14/11/2025
“PROVA DA BENGALA” REALIZA-SE ESTE DOMINGO EM ANCEDE
13/11/2025
Câmara Municipal de Baião promove Festa de Natal Sénior nos dias 14 e 20 de dezembro
13/11/2025
Trânsito interdito na Rua do Corgo da Bouça, em Santa Marinha do Zêzere, devido à queda de um muro
13/11/2025
União de Freguesias de Santa Leocádia e Mesquinhata inicia empreitada de alargamento do acesso ao Lugar de Regadinhas
13/11/2025
PUB