Em
O Comércio de Baião

2024/10/25

INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE RELAÇÃO COMUNITÁRIA DE MÍGUAS AGENDADA PARA O DIA 30 DE OUTUBRO

Cultura Destaque

A inauguração do Centro de Relação Comunitária está agendada para o próximo dia 30 de outubro, às 17h00, numa cerimónia aberta a toda a população.

A obra partiu de uma requalificação da antiga escola primária de Míguas e é de relembrar que parte do edifício já havia sido cedida anteriormente à paróquia local, que a transformou numa capela dedicada ao Santo Cura D’Ars.

As obras de renovação, realizadas por administração direta, deram origem a um espaço projetado para acolher diversas atividades comunitárias, especialmente direcionadas para os cidadãos seniores. Este equipamento social tem como objetivo promover o convívio, o envelhecimento ativo e a participação cívica da população, assumindo-se também como um local privilegiado para o encontro de gerações.

As obas de renovação incluíram uma nova pintura, a recuperação do soalho, a reconstrução das casas de banho, a colocação de uma vedação e melhorias nos espaços exteriores, dotando o centro de todas as condições necessárias para acolher os utentes.

O vice-presidente e vereador dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Baião, Filipe Fonseca, assumiu o desejo de que o espaço “seja muito mais do que um edifício, um ponto de encontro para partilha e convívio, onde os nossos cidadãos, especialmente os mais idosos, se sintam acolhidos, integrados e se mantenham ativos. O objetivo é proporcionar um ambiente que estimule a vida social e a interação entre a nossa comunidade, proporcionando a troca de experiências e o encontro de gerações”, sublinhou o autarca.

Atualmente, Baião conta com quatro Centros de Relação Comunitária (CRC), fruto de parcerias entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia de Gestaçô, Viariz, Loivos da Ribeira e Tresouras, e Teixeira e Teixeiró. Este é o terceiro a abrir no decorrer deste mandato.

As instalações são propriedade da autarquia, e os centros são dinamizados em parceria com as juntas de freguesia. O município disponibiliza técnicos especializados para coordenar as atividades, enquanto as juntas de freguesia asseguram o transporte e o lanche dos utentes. Além disso, o município disponibiliza um fundo direcionado à dinamização dos CRC, que pode ser ajustado conforme propostas consideradas adequadas e importantes para o bem-estar dos utentes.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
RANCHO FOLCLÓRICO DE BAIÃO REALIZA O 11º PASSEIO DE MOTAS ANTIGAS A 14 DE JUNHO
20/05/2025
ARTIGO DE OPINIÃO: O INTERIOR E O ESPAÇO RURAL NOS PROGRAMAS ELEITORAIS DAS LEGISLATIVAS DE 2025
20/05/2025
AUDITÓRIO MUNICIPAL DE MESÃO FRIO ACOLHE ESPETÁCULO “TRANS*PERFORMATIVIDADE” NO DIA 21 DE MAIO
19/05/2025
CONSELHO EMPRESARIAL DO TÂMEGA E SOUSA LANÇA TAMS’TECHVALLEY: NOVA INCUBADORA TECNOLÓGICA AO SERVIÇO DA INOVAÇÃO REGIONAL
19/05/2025
TORMES VOLTA A ACOLHER OFICINA DE TRADUÇÃO LITERÁRIA COM EDIÇÃO DEDICADA À OBRA DE SUSANA MOREIRA MARQUES
19/05/2025
ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DE 2025: ALIANÇA DEMOCRÁTICA-(AD) VENCE EM BAIÃO
18/05/2025
SÉBASTIEN OGIER (TOYOTA) VENCEU O VODAFONE RALLY DE PORTUGAL E CONQUISTA A SÉTIMA VITÓRIA DO PILOTO EM PORTUGAL
18/05/2025
COLISÃO RODOVIÁRIA NAS PROXIMIDADES DA PONTE DA ERMIDA
16/05/2025