Em
O Comércio de Baião

2024/10/25

INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE RELAÇÃO COMUNITÁRIA DE MÍGUAS AGENDADA PARA O DIA 30 DE OUTUBRO

Cultura Destaque

A inauguração do Centro de Relação Comunitária está agendada para o próximo dia 30 de outubro, às 17h00, numa cerimónia aberta a toda a população.

A obra partiu de uma requalificação da antiga escola primária de Míguas e é de relembrar que parte do edifício já havia sido cedida anteriormente à paróquia local, que a transformou numa capela dedicada ao Santo Cura D’Ars.

As obras de renovação, realizadas por administração direta, deram origem a um espaço projetado para acolher diversas atividades comunitárias, especialmente direcionadas para os cidadãos seniores. Este equipamento social tem como objetivo promover o convívio, o envelhecimento ativo e a participação cívica da população, assumindo-se também como um local privilegiado para o encontro de gerações.

As obas de renovação incluíram uma nova pintura, a recuperação do soalho, a reconstrução das casas de banho, a colocação de uma vedação e melhorias nos espaços exteriores, dotando o centro de todas as condições necessárias para acolher os utentes.

O vice-presidente e vereador dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Baião, Filipe Fonseca, assumiu o desejo de que o espaço “seja muito mais do que um edifício, um ponto de encontro para partilha e convívio, onde os nossos cidadãos, especialmente os mais idosos, se sintam acolhidos, integrados e se mantenham ativos. O objetivo é proporcionar um ambiente que estimule a vida social e a interação entre a nossa comunidade, proporcionando a troca de experiências e o encontro de gerações”, sublinhou o autarca.

Atualmente, Baião conta com quatro Centros de Relação Comunitária (CRC), fruto de parcerias entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia de Gestaçô, Viariz, Loivos da Ribeira e Tresouras, e Teixeira e Teixeiró. Este é o terceiro a abrir no decorrer deste mandato.

As instalações são propriedade da autarquia, e os centros são dinamizados em parceria com as juntas de freguesia. O município disponibiliza técnicos especializados para coordenar as atividades, enquanto as juntas de freguesia asseguram o transporte e o lanche dos utentes. Além disso, o município disponibiliza um fundo direcionado à dinamização dos CRC, que pode ser ajustado conforme propostas consideradas adequadas e importantes para o bem-estar dos utentes.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
OPINIÃO: Dia Internacional da Criança – 1 de junho - Dedicado ao meu filho Cristiano e a todas as crianças do Mundo
2/06/2026
Cerca de um milhar de crianças do Município de Baião participaram no Dia Mundial da Criança
2/06/2026
AD Baião acolhe nova Academia Sporting para reforçar formação jovem
2/06/2026
Vereadora da Coesão Social visita Centro Social de Santa Cruz do Douro em Baião
2/06/2026
AD Baião e Lavrense anulam-se em jogo equilibrado no Estádio do Prenhô
31/05/2026
1.º Torneio Daniel Guedes arranca amanhã dia 29 de maio com oito equipas
28/05/2026
Câmara Municipal de Baião organiza workshop sobre parentalidade digital positiva
28/05/2026
Jardim de São Bartolomeu acolhe festival 'Sons no Jardim' com três dias de música e ecletismo
27/05/2026
PUB