Em
O Comércio de Baião

2024/10/25

INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE RELAÇÃO COMUNITÁRIA DE MÍGUAS AGENDADA PARA O DIA 30 DE OUTUBRO

Cultura Destaque

A inauguração do Centro de Relação Comunitária está agendada para o próximo dia 30 de outubro, às 17h00, numa cerimónia aberta a toda a população.

A obra partiu de uma requalificação da antiga escola primária de Míguas e é de relembrar que parte do edifício já havia sido cedida anteriormente à paróquia local, que a transformou numa capela dedicada ao Santo Cura D’Ars.

As obras de renovação, realizadas por administração direta, deram origem a um espaço projetado para acolher diversas atividades comunitárias, especialmente direcionadas para os cidadãos seniores. Este equipamento social tem como objetivo promover o convívio, o envelhecimento ativo e a participação cívica da população, assumindo-se também como um local privilegiado para o encontro de gerações.

As obas de renovação incluíram uma nova pintura, a recuperação do soalho, a reconstrução das casas de banho, a colocação de uma vedação e melhorias nos espaços exteriores, dotando o centro de todas as condições necessárias para acolher os utentes.

O vice-presidente e vereador dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Baião, Filipe Fonseca, assumiu o desejo de que o espaço “seja muito mais do que um edifício, um ponto de encontro para partilha e convívio, onde os nossos cidadãos, especialmente os mais idosos, se sintam acolhidos, integrados e se mantenham ativos. O objetivo é proporcionar um ambiente que estimule a vida social e a interação entre a nossa comunidade, proporcionando a troca de experiências e o encontro de gerações”, sublinhou o autarca.

Atualmente, Baião conta com quatro Centros de Relação Comunitária (CRC), fruto de parcerias entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia de Gestaçô, Viariz, Loivos da Ribeira e Tresouras, e Teixeira e Teixeiró. Este é o terceiro a abrir no decorrer deste mandato.

As instalações são propriedade da autarquia, e os centros são dinamizados em parceria com as juntas de freguesia. O município disponibiliza técnicos especializados para coordenar as atividades, enquanto as juntas de freguesia asseguram o transporte e o lanche dos utentes. Além disso, o município disponibiliza um fundo direcionado à dinamização dos CRC, que pode ser ajustado conforme propostas consideradas adequadas e importantes para o bem-estar dos utentes.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Utentes dos CACI da Santa Casa da Misericórdia de Baião visitaram exposição “Mãos com Arte” em Marco de Canaveses
3/12/2025
Baião assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência destacando respostas locais de apoio e inclusão
3/12/2025
Diogo Vieira sagra-se Campeão Nacional de Hard Enduro em Marco de Canaveses
3/12/2025
Modelos baionenses José Azeredo e Beatriz Venâncio representaram Portugal na final do Top Model Europe 2025
3/12/2025
CCDR Norte defende mais descentralização e autonomia regional em encontro que abrange municípios como Baião
3/12/2025
Baião em clima de dérbi: Frende, Gestaçô e Ancede animam a 1.ª Divisão da AF Porto
3/12/2025
Alunos do Agrupamento de Vale de Ovil visitam Fundação Eça de Queiroz no âmbito do Plano Anual de Atividades
3/12/2025
Francisco Lopes eleito presidente do Conselho Regional do Norte (CNR) - Ana Raquel Azevedo é a nova Secretária
2/12/2025
PUB