A iniciativa “Empreender no Feminino”, integrada na 3.ª Semana Social e da Igualdade teve lugar no Auditório Municipal de Baião, no dia 14 de outubro.
Foi um encontro especialmente dirigido a mulheres empresárias e a mulheres em situação de desemprego do concelho, com o objetivo de motivar, inspirar e incentivar o espírito empreendedor feminino.
Esteve presente um representante do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), que apresentou as medidas de apoio à contratação e à criação do próprio emprego, dando a conhecer as oportunidades e incentivos disponíveis para mulheres desempregadas. Foram igualmente evidenciados os apoios dirigidos às empresas, sublinhando a relevância do papel das mulheres no desenvolvimento económico local.
Na sua intervenção, reforçou o papel essencial do Instituto na divulgação das políticas ativas de emprego e de empreendedorismo, apelando às participantes para aproveitarem esta oportunidade e transformarem as suas ideias em projetos concretos.
Seguiu-se a intervenção de Gonçalo Aires, do projeto ONZE: Coletivo de Impacto, com a sessão “Conversas de Impacto”, dedicada à partilha de experiências e histórias inspiradoras de sucesso, num ambiente dinâmico e participativo. As participantes foram desafiadas a dar voz aos seus projetos pessoais e profissionais, refletindo sobre os caminhos possíveis para concretizar as suas ideias e reforçar a sua presença no tecido empresarial.
Esta ação “Empreender no Feminino” teve como objetivo valorizar o papel das mulheres no desenvolvimento local, proporcionando um espaço de partilha, reflexão e incentivo à concretização de ideias de negócio.