Em
O Comércio de Baião

2026/01/28

Intempéries provocam constrangimentos em todo o concelho de Mesão Frio

Destaque

O concelho de Mesão Frio foi severamente afetado pela passagem das tempestades Joseph e Kristin, que provocaram diversos constrangimentos, sobretudo ao nível da rede viária e de muros de suporte de taludes, em várias freguesias do concelho.

Na localidade de Porto de Rei, freguesia de Barqueiros, registou-se a queda parcial de um talude na estrada de acesso, na rua com o mesmo nome. Apesar do incidente, a via encontra-se, de momento, desobstruída, estando a situação a ser acompanhada de perto pelas equipas municipais.

Ainda na freguesia de Barqueiros, na Rua da Escola, junto à entrada do lado de Vale Moreira, a derrocada de parte de um muro de suporte obrigou ao corte total da estrada, em ambos os sentidos, mantendo-se a circulação interrompida até à resolução do problema. Na Rua da Estação, nas imediações da Junta de Freguesia, ocorreu igualmente a queda parcial de um muro de talude. Na zona da estação ferroviária foram também registadas pequenas derrocadas, que não estão a impedir a circulação e que serão resolvidas com brevidade.

Na Zona Fluvial da Rede, freguesia de Vila Marim, o caudal do Rio Douro subiu vários metros, começando a galgar as margens. A situação está a ser acompanhada pelas equipas municipais devido à forte probabilidade de inundações, sendo recomendado especial cuidado junto às margens e zonas ribeirinhas.

Na freguesia de Cidadelhe, junto à antiga escola primária, verificou-se a queda de grande parte de um muro de suporte de um talude, condicionando a circulação rodoviária. As autoridades apelam à precaução dos utilizadores da via, devido aos constrangimentos e à fraca visibilidade no local.

Na freguesia de Oliveira, registaram-se várias derrocadas durante a noite de 27 para 28 de janeiro, encontrando-se todas as situações sob acompanhamento dos serviços municipais.

Já na Rua do Eido, freguesia de Santo André, uma derrocada ocorrida na mesma noite provocou a obstrução de um caminho municipal. A intervenção no local já se encontra em curso, prevendo-se a reposição da normal circulação ainda durante o dia de hoje.

Os Serviços de Manutenção e Obras da Câmara Municipal de Mesão Frio estão no terreno desde sexta-feira, dia 23 de janeiro, a desenvolver esforços para minimizar os danos causados pelas intempéries e garantir a segurança da população, mantendo o acompanhamento permanente das situações mais críticas.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Intempéries provocam constrangimentos em todo o concelho de Mesão Frio
28/01/2026
Baião marcou presença na FITUR 2026 em Madrid
28/01/2026
Acesso à Zona Fluvial da Rede em Mesão Frio interdito devido à subida do Rio Douro
27/01/2026
Biblioteca Municipal de Mesão Frio integra Rede Nacional de Bibliotecas Públicas
27/01/2026
Calçada do Rosso em Santa Marinha do Zêzere com Circulação Interrompida
27/01/2026
Biblioteca Municipal António Mota recebe exposição “Árvore à Beira da Estrada”
27/01/2026
Agravamento das Condições Meteorológicas em Baião
27/01/2026
Plataforma de Turismo de Natureza da AMDT promovida na FITUR
27/01/2026
PUB