Em
O Comércio de Baião

2026/09/28

Joaquim de Almeida e Mariana Monteiro em destaque no JUVE em Baião

Destaque

«Festival dedicado ao cinema e à literatura infantojuvenil decorre de 30 de setembro a 3 de outubro e inclui uma homenagem ao ator, uma curta-metragem realizada com jovens do concelho e a antestreia nacional do novo filme de Fernando Vendrell»

Baião volta a receber quatro dias dedicados ao cinema e à literatura infantojuvenil. Entre 30 de setembro e 3 de outubro, o município promove mais uma edição do JUVE – Encontros de Cinema e Literatura Infantojuvenil, iniciativa que reúne no concelho nomes ligados ao cinema, à televisão, à literatura e à música.

A edição deste ano tem Mariana Monteiro como madrinha e presta homenagem ao ator Joaquim de Almeida, que estará presente em diferentes momentos da programação. O cartaz conta ainda com a participação de Fernando Vendrell, Joana Pais de Brito, Tiago Costa, Leonor Belo, João Moreira, Cláudio Jordão, Joel Cleto e Noiserv.

Entre os momentos que marcam esta edição está a estreia de “No Fundo da Tua Orelha”, uma curta-metragem filmada em Baião e que contou com a participação de 13 jovens dos agrupamentos de escolas do concelho. A produção constitui um dos pontos de ligação entre o festival e a comunidade escolar baionense.

Também em destaque está a antestreia nacional de “Além do Horizonte – A Travessia”, o mais recente filme do realizador Fernando Vendrell.

Conversas, formação e literatura

O programa do JUVE não se limita às sessões de cinema. A iniciativa inclui uma conversa entre o realizador Cláudio Jordão e o historiador Joel Cleto, promovendo o cruzamento entre cinema, história e património.

A escrita para cinema também estará em foco através de uma masterclass de guionismo, orientada por João Moreira, criador da conhecida personagem Bruno Aleixo.

Na área da literatura, está prevista a apresentação do conto original “Selina Felina”, da autoria de Joana Pais de Brito, integrando uma programação que procura aproximar diferentes públicos das artes e da criação cultural.

Passeio cinematográfico junta duas das figuras do festival

Um dos momentos com maior expectativa acontece no sábado, 3 de outubro, às 15h00, com o Passeio Cinematográfico na Quinta da Lavandeira.

A iniciativa terá como convidados Joaquim de Almeida e Mariana Monteiro, proporcionando um momento de contacto mais próximo com duas das principais figuras desta edição do JUVE.

Para além da participação do público, o passeio constitui uma oportunidade para a comunicação social realizar entrevistas, recolher declarações e captar imagens dos convidados num dos espaços de referência do concelho.

A organização apresenta o momento como uma oportunidade para acompanhar de perto um festival que tem vindo a ganhar espaço na programação cultural e que aposta na aproximação entre cinema, literatura e públicos de várias idades.

Ao longo de quatro dias, Baião será, assim, palco de encontros com profissionais das áreas artística e cultural, sessões de cinema, formação e iniciativas dirigidas particularmente ao público infantojuvenil, mantendo a aposta do JUVE na valorização da participação dos jovens e na promoção da cultura no território.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Baião recebe I Conselho Nacional Ordinário da JSD a 10 de outubro
28/09/2026
Joaquim de Almeida e Mariana Monteiro em destaque no JUVE em Baião
28/09/2026
Baião promove I Passeio Equestre na Serra da Aboboreira a 4 de outubro
28/09/2026
Palavra puxa palavra leva poesia e música ao Auditório Municipal de Baião
28/09/2026
ADCR de Gestaçô empata a uma bola com ADCR de Eja no Lamelas
27/09/2026
FC Frende derrotado em Paços de Gaiolo num jogo marcado pela lesão de Tozé N.
27/09/2026
A.D. Ancede impõe-se frente ao Vila Boa de Quires
27/09/2026
AD Baião vence Aliança de Gandra por 3-1 diante de uma grande moldura humana
27/09/2026
PUB