2025/07/15
José Manuel Vicente, de 54 anos, natural de Resende, foi eleito novo diretor do Agrupamento de Escolas do Sudeste de Baião. A cerimónia de tomada de posse está marcada para a próxima segunda-feira, 21 de julho.
Professor do quadro do próprio agrupamento e, até agora, adjunto da diretora cessante, Maria Manuela, José Manuel Vicente venceu a eleição com 11 votos, contra os 8 obtidos por Sandra Almeida, a outra candidata ao cargo.
Com quase três décadas de experiência na área da educação, o novo diretor defende uma visão assente na liderança participativa, na inovação pedagógica e na continuidade do trabalho desenvolvido no agrupamento.
“A candidatura à função de diretor tem por base várias motivações, nomeadamente o desejo de assumir um papel de liderança e gestão, aplicando as minhas competências para dirigir e orientar o agrupamento escolar, assim como a vontade de concretizar uma visão para o agrupamento, implementando novas ideias, projetos e estratégias para melhorar a qualidade do ensino e o funcionamento da escola, que já é uma referência no concelho de Baião”, refere.
O novo diretor destaca ainda que esta nova etapa representa um desafio profissional significativo, onde poderá aplicar a sua experiência fora da sala de aula. “A procura por novos desafios e a oportunidade de aplicar as competências num contexto diferente da sala de aula pode contribuir significativamente para a melhoria do agrupamento, no que diz respeito ao desempenho dos alunos, ao ambiente escolar, à organização e à gestão de recursos”, sublinha.
Entre os objetivos traçados, está a continuidade dos projetos já implementados, aliada à introdução de metodologias de ensino mais inovadoras e colaborativas. “Tenho também o interesse em dar continuidade aos projetos e metodologias existentes, numa linha de continuidade, e promover novas metodologias de ensino e aprendizagem, bem como projetos educativos inovadores, de forma a construir e liderar equipas de trabalho coesas e eficientes, envolvendo professores, pessoal não docente, alunos, pais e a comunidade em geral”, afirma.
A decisão de se candidatar foi ponderada, tendo em conta as exigências e responsabilidades do cargo. José Manuel Vicente afirma estar motivado para colocar ao serviço da comunidade as suas competências, experiência e espírito de iniciativa. “O meu contributo para um serviço educativo de qualidade passa também pelo espírito de serviço, pela capacidade empreendedora e pela criatividade. Acredito numa escola pública de qualidade, moderna, centrada nos alunos e em permanente evolução — e este tem sido sempre o foco ao longo da minha carreira”, destaca.
Licenciado em Arquitetura de Design pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa, José Manuel Vicente completou a profissionalização em serviço no grupo 600 (Artes) em 2008, na Escola Superior de Educação de Viseu. Mais tarde, concluiu uma pós-graduação em Administração Escolar e em Administração Educacional, pela Universidade Fernando Pessoa.