Em
O Comércio de Baião

2024/10/02

JUVE: 1.º ENCONTRO DE CINEMA E LITERATURA INFANTO-JUVENIL EM BAIÃO DE 10 A 13

Destaque

 

ESCRITORES, CINEASTAS E ESTRELAS DE CINEMA EM INTERAÇÃO COM A COMUNIDADE

 

Entre os dias 10 e 13 de outubro, Baião transforma-se no ponto de encontro de cinéfilos e entusiastas da literatura infanto-juvenil.

JUVE -  É o primeiro encontro que junta escritores, cineastas e estrelas de cinema no Douro para levar a literatura e o cinema às escolas da região e junto da comunidade, com o objetivo de formar o olhar cinematográfico dos mais jovens.

DO “CONDE DE MONTECRISTO” A “ADEUS, PAI”: UM ENCONTRO QUE SE ESTREIA COM PATRICK MILLE E UMA HOMENAGEM A LUÍS FILIPE ROCHA

Na ante-estreia do Encontro de Cinema e Literatura, no dia 10 pelas 10 horas, é possível assistir também a uma ante-estreia em Portugal do filme “O Conde de Montecristo” na companhia do protagonista, Patrick Mille, que visita Baião a propósito do JUVE.

Ao início da tarde, há sessão de curtas de escolas secundárias com o convidado Abi Feijó, cineasta e produtor e, pelas 16 horas, a abertura oficial do JUVE é assinalada com uma conferência em que participam Mia Tomé, Eduardo Brito e André Carrilho, com moderação de Rui Tendinha e de António Mota.

Pelas 21h30, o Auditório de Baião abre portas a uma sessão muito especial: “Adeus, Pai” regressa quase três décadas depois numa cópia restaurada para uma homenagem ao realizador Luís Filipe Rocha, em que não falta o ator Afonso Pimentel para um regresso ao passado.

O CINEMA VAI À ESCOLA E CHAMA OS PAIS PARA PARTICIPAR

Os segundo e terceiro dias do Festival (11 e 12) são dedicados à comunidade escolar e a masterclasses de interpretação conduzidas por atores conhecidos como Lucas Dutra, Anabela Moreira e Afonso Pimentel, que se dividem entre as várias escolas para levar experiências, contar histórias e despertar talentos.

Durante a tarde e ao serão, a programação apresenta “Os amigos do Gaspar”, “Isolados”, “Os três mosqueteiros: Milady” e, para uma sessão de “Traz a mamã também”, o filme de comédia “Os Goonies” para reviver os anos 80.

“A MINHA CASINHA” OU “COBRAS, LOBISOMENS E DORES DE COSTAS” PARA MOSTRAR CINEMA FEITO EM BAIÃO

O último dia do JUVE é dedicado a duas produções muito especiais: o filme “A minha casinha”, de António Sequeira, rodado em Baião, pode ser revisitado num tour conduzido pela protagonista – Beatriz Frazão – para mostrar os locais onde o enredo se desenvolve.

Na reta final do JUVE, há cine concerto com o “Tomara” e o “Rato Mickey”, exibição de curtas no Auditório e a apresentação de “Cobras, Lobisomens e Dores de Costas”, uma encomenda do Festival a Bruno Ferreira, que conta com Anabela Moreira para mostrar Baião como poucos conhecem. César Mourão é o convidado especial do dia de encerramento.

Promovido pela Câmara Municipal de Baião e com curadoria de Rui Tendinha, especialista e crítico de cinema, o JUVE apresenta um programa ambicioso que, na edição zero, arranca com “grandes nomes do cinema internacional, estreias de cópias restauradas de filmes emblemáticos, a presença de atores e realizadores portugueses em diferentes momentos do programa e, sobretudo, a expectativa de criar um encontro anual dedicado aos mais jovens, mas que impacte todas as gerações. O cinema tem o poder mágico de criar emoções e de despertar diálogos e o JUVE é um excelente pretexto para visitar Baião e descobrir o que se faz em Portugal, mas também o que é novidade no cinema internacional”, destaca Rui Tendinha, anfitrião do Festival.

 

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Santa Casa do Marco de Canaveses vence Prémio AGIR da REN com projeto de apoio a cuidadores informais
5/02/2026
Município de Baião instala dois novos ecopontos em parceria com a Resinorte
5/02/2026
MESÃO FRIO: AVISO À POPULAÇÃO | RISCO DE DERROCADAS
4/02/2026
Associação Empresarial de Baião promove a 2.ª edição do “Café com Ideias” dedicada à inovação em rede
4/02/2026
Investigador natural de Baião participou em audição parlamentar sobre Jovem Empresário Rural
4/02/2026
Ação de capacitação sobre “Atirador Ativo” reforça segurança em contexto escolar no concelho de Baião
4/02/2026
Projeto de Baião integra Acceleration Camp do ONZE Coletivo de Impacto
4/02/2026
Biblioteca Municipal António Mota acolheu primeira exposição em Portugal da artista ucraniana Tamara Motrich
4/02/2026
PUB