Em
O Comércio de Baião

2025/10/22

Linha do Douro encerra por cinco meses a partir de 3 de novembro

Destaque

Na sequência da confirmação da renovação da Linha do Douro entre Marco de Canaveses e Peso da Régua, recentemente consignada pela Infraestruturas de Portugal (IP), está previsto o encerramento total deste troço a partir do dia 3 de novembro de 2025.

As obras, consideradas de grande amplitude, prolongar-se-ão até 2 de abril de 2026, correspondendo à primeira de duas interdições totais necessárias para completar a modernização integral da linha. A segunda interrupção deverá ocorrer aproximadamente um ano depois, na mesma altura.

Durante esta fase, os passageiros serão transportados de comboio entre o Porto e Marco de Canaveses, onde será efetuado transbordo rodoviário para as restantes estações até à Régua.

Entre a Régua e o Pocinho, a circulação ferroviária manter-se-á normal, sendo assegurada por locomotivas da série 1400 e carruagens convencionais, solução que facilita a manutenção regular dos comboios na oficina do Corgo, junto à Régua.

A empreitada inclui a instalação de novos sistemas de sinalização eletrónica, controlo automático de velocidade e a eletrificação do troço, o que implicará intervenções significativas em túneis e estruturas para permitir o gabarito necessário à colocação das catenárias — a principal razão que justifica o encerramento temporário.

Apesar das melhorias tecnológicas e de segurança, não se esperam aumentos significativos de velocidade, uma vez que o traçado sinuoso da linha permanecerá essencialmente inalterado.

A Infraestruturas de Portugal garante que o encerramento temporário será acompanhado por meios humanos e técnicos adequados, de forma a maximizar o aproveitamento do período de interdição e evitar atrasos, como os verificados em outras intervenções ferroviárias, nomeadamente na Linha da Beira Alta.

Com o arranque desta obra, prevê-se também um alívio na operação da CP, libertando algumas unidades automotoras que poderão ser reafectadas a outros serviços, como o Celta Porto–Vigo e a Linha do Oeste.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Município de Baião tem abertas entre 1 de setembro e 30 de novembro candidaturas às Bolsas de Estudo para o ano letivo 2026/2027.
4/09/2026
Vítor Pascoal prepara-se para defender liderança dupla em Castanheira de Pera no Castrol Portugal Rally Series
3/09/2026
9.ª Feira do Vinho Verde e das Tasquinhas inicia na próxima sexta feira dia 4 de setembro
2/09/2026
27.º Grande Prémio de Atletismo Ancede-Baião “Prova da Bengala” realiza-se a 15 de novembro
2/09/2026
Espetáculo “Palavra Puxa Palavra” acontece em Baião a 26 de setembro
1/09/2026
Abriu ontem ao trânsito a variante à EN211 entre Mesquinhata/Baião e Quintã/Marco de Canaveses
1/09/2026
Escape Room «O Manuscrito Perdido» regressa ao Mosteiro de Ancede em setembro
31/08/2026
Alberto Pereira aponta à vitória na Rampa de Boticas
31/08/2026
PUB