Em
O Comércio de Baião

2025/08/08

MACC BAIÃO RECEBE HOJE E AMANHÃ DOIS CONCERTOS QUE CRUZAM TRADIÇÃO E INOVAÇÃO

Destaque

O Município de Baião promove, hoje e amanhã, 8 e 9 de agosto, no Mosteiro de Ancede – Centro Cultural, dois concertos imperdíveis integrados no Ciclo de Música Clássica, que trarão ao público propostas distintas, mas igualmente marcantes, num dos espaços patrimoniais mais emblemáticos da região.

Hoje sexta-feira, dia 8, o grupo Ópera na Academia e na Cidade oferece ao público uma noite dedicada à ópera e à música clássica, num cenário histórico que convida à fruição artística numa atmosfera única.

Amanhã, sábado, dia 9, o claustro do Mosteiro acolhe um encontro musical raro e preparado em exclusivo para Baião: o músico e produtor Tomara junta-se ao Ensemble in Femmine para um concerto que vai cruzar diferentes universos musicais. Mais do que um espetáculo, este será um momento de fusão de identidades, exploração de pontos de contacto e procura de algo novo, num diálogo que promete ser belíssimo.

Tomara, alter ego de Filipe Monteiro, é uma figura multifacetada do panorama artístico português, com formação em música e cinema e uma carreira sólida como realizador, produtor e músico, tendo colaborado com nomes como Luísa Sobral, David Fonseca, Deolinda, Carminho e Rita Redshoes.

Em 2023 lançou “Avalanche”, álbum inteiramente cantado em português, de estética delicada e introspectiva, com letras pessoais e arranjos elegantes.

O Ensemble in Femmine, formado exclusivamente por mulheres, foi fundado em 2020 por Teresa Milheiro (soprano) e Maria João Gomes (mezzosoprano), e dedica-se a valorizar a criação musical feminina, seja pela escolha de obras compostas por mulheres, pela figura feminina como inspiração ou pela interpretação exclusivamente feminina. Integra ainda Teresa Doutor nas teclas, Mara Valente e Mara Silva nos violinos, Lúcia Lima na viola e Catarina Vieira da Silva no violoncelo, reunindo técnica, sensibilidade e inovação.

Para as intérpretes, este concerto representa “uma experiência inovadora e entusiasmante”, a primeira vez que o ensemble entra numa co-criação com registos tão diferentes num só espetáculo.

“o claustro parece ter sido feito para isto. Tocar ali, ouvir as minhas canções e as obras clássicas ecoarem naquele espaço mágico, tem tudo para ser muito especial”, sublinha Tomara.

Tanto o concerto desta noite (dia 8, sexta-feira, 21h30) como o de amanhã (dia 9, sábado, 21h30) têm entrada gratuita, mas sujeita a reserva.

As reservas podem ser feitas através da bilheteira online em:

https://cmbaiao.admira.b6.pt/pos/event/list.

 

 

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Operação “Natal e Ano Novo 2025/2026” – Dados Provisórios de 18 a 25 de dezembro de 2025
26/12/2025
A influência de S. Nicolau no espírito de Natal
25/12/2025
Antigo estudante baionense da Universidade Aberta distinguido com Prémio INA
24/12/2025
Município de Baião atribui 40 bolsas de estudo a estudantes do Ensino Superior em 2025
23/12/2025
Alteração de última hora: Réveillon / Passagem de ano do Pavilhão Desportivo da E.B. 2,3 de Eiriz passa para o Centro Cívico do Gove
23/12/2025
Amarante: Detidos dois homens por furto e recetação de material furtado
23/12/2025
Parada de Natal invade amanhã a Rua de Camões na Vila de Baião
22/12/2025
Bispo de Vila Real visita Mesão Frio e administra Crisma na Igreja de Santa Cristina
22/12/2025
PUB