2026/04/21
«Caminhada, corrida e passeio de bicicleta decorre já domingo, dia 26, em Teixeira-Baião»
No próximo domingo, dia 26, mais de 300 pessoas participarão no evento Marãovilhas, uma iniciativa solidária organizada para angariar fundos para os Bombeiros Voluntários de Baião, com ponto de partida e chegada no Centro de Relação Comunitária, junto à igreja da paróquia da Teixeira, em Baião.
A atividade integra modalidades de caminhada, corrida e passeio de bicicleta e decorrerá em várias estradas principais e secundárias da Teixeira, abrangendo zonas da aldeia e da serra, nomeadamente as ligações entre as povoações.
O percurso passa pela estrada principal desde Sacões até Várzea, pelo estradão de terra de Várzea até aos Padrões, próximo da Senhora do Marão, pela ligação em terra dos Padrões até Mafómedes e ainda pela ligação paralela de Mafómedes até Prieira.
Devido à circulação prevista nestas vias, foi solicitada especial atenção e compreensão de todos, sobretudo no que respeita à circulação rodoviária, para garantir a segurança dos participantes e da população local.

Ao longo do percurso estarão equipas de apoio, emergência e segurança, incluindo os Bombeiros Voluntários de Baião e a Guarda Nacional Republicana de Baião, que terão a responsabilidade de assegurar o normal decurso da atividade.
O Marãovilhas é descrito como mais do que um evento, sendo um gesto solidário onde "cada passo e cada pedalada conta".
A organização convida os participantes a viverem "uma aventura única no coração da Serra do Marão" e a compreenderem que ali "nada é impossível, tudo o que ousares sonhar pode, verdadeiramente, acontecer".
“Unidos pela Serra do Marão, guiados pela magia da solidariedade” é o lema que acompanha esta iniciativa, que pretende envolver e mobilizar a comunidade local em torno do apoio aos Bombeiros Voluntários de Baião, uma entidade que está "sempre pronta a ajudar".
A organização agradece antecipadamente a colaboração de todos para o sucesso e segurança do evento.