2026/05/22
«Equipamento inicia operações em Tuaraz para reforçar prevenção de incêndios no âmbito do programa nacional apresentado em Baião».
Uma máquina de rasto atribuída à Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS) iniciou operações de gestão florestal, ontem, dia 21 de maio, na localidade de Tuaraz, freguesia do Gove, em Baião.
Esta intervenção marca o arranque da utilização do equipamento ao serviço do território e da gestão de combustíveis, reforçando a capacidade intermunicipal para a prevenção e gestão da floresta.
No local estiveram presentes a Presidente da Câmara Municipal de Baião, Ana Raquel Azevedo, que também detém o pelouro da Proteção Civil, o Primeiro Secretário da CIM-Tâmega e Sousa, Telmo Pinto, acompanhados pelos respetivos técnicos, a equipa de Sapadores Florestais sediada na freguesia do Gove e técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Este momento representa o compromisso coletivo com uma floresta mais resiliente, segura e sustentável num território onde a prevenção assume um papel cada vez mais determinante.
O programa nacional de reforço da prevenção de incêndios e da gestão florestal, no âmbito do qual esta ação decorre, foi apresentado em dezembro em Baião pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro.
Integrado no Plano Floresta 2050 e com um investimento global de cerca de 50 milhões de euros, o programa prevê a distribuição de meios por todo o país, incluindo tratores, máquinas de rasto e viaturas especializadas.
Estes equipamentos destinam-se a operações de gestão de combustíveis, fogo controlado e apoio técnico à atividade florestal, abrangendo comunidades intermunicipais, municípios e organizações de produtores florestais.