Atualidade Destaque Última Hora
A Junta de Freguesia do Marco, em Marco de Canaveses, vai ter uma nova sede, que resulta da aquisição de um imóvel, por cerca de 241 mil euros, no centro da cidade, informou a autarquia.
A nova sede ficará instalada na antiga clínica Arrifana de Sousa, localizada na Travessa Dom Carlos, no centro da cidade.
A aquisição foi aprovada, por maioria, pelo Executivo Municipal do Marco de Canaveses.
A presidente da Câmara Municipal, Cristina Vieira, justifica a decisão com a importância de resolver um problema antigo da maior freguesia do concelho em termos de população.
“Há demasiados anos que a Junta de Freguesia do Marco funciona sem o mínimo de condições no Marco Fórum XXI. O espaço não dispõe sequer de casas de banho ou sala de reuniões, nem para as Assembleias de Freguesia. Temos estado articulados com o Executivo da Junta de Freguesia para resolver este problema antigo e estamos imensamente satisfeitos por finalmente darmos à população da freguesia as condições que merece”, sublinha a presidente da Câmara.
O presidente da Junta de Freguesia, Celso Santana realça a centralidade das novas instalações como fator decisivo. “Desde a criação da freguesia, em 2013, sempre se entendeu que a sede deveria estar localizada no centro, mas nunca se conseguiu encontrar o espaço ideal. Quando soubemos que as instalações da antiga clínica estariam disponíveis, manifestamos desde logo o interesse, pois reconhecemos que possuem as condições ideais para trabalharmos e, sobretudo, para fazermos um atendimento mais digno e personalizado aos nossos cidadãos", afirma o presidente da Junta de Freguesia. Celso Santana expressa, ainda, a gratidão ao executivo municipal por atender ao desejo da freguesia, concluindo que “tanto o rxecutivo da junta quanto a população têm motivos para estar satisfeitos com essa conquista”.
Tendo em conta a necessidade de obras de adaptação do espaço, os serviços municipais estão, em articulação com o executivo da junta, a elaborar o projeto. Prevê-se que a empreitada seja lançada e concluída no primeiro semestre de 2024.