A Equipa do CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem), do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, solicitou-nos a publicação do seguinte agradecimento público:
“Gostaríamos de expressar o nosso profundo agradecimento às Empresas de Baião: Vialsil, Tasca do Fumo, Portela Seguros, Scorpion Art, aos comerciantes de Baião, à Câmara Municipal de Baião, à Câmara Municipal de Lisboa, à APAVO, ao SIPE, aos humoristas Hugo Madeira e Fernando Rocha, à professora Diana Peixoto e à turma multimédia, ao Oceanário de Lisboa, aos amigos, aos familiares e a tantos outros que, mesmo sem nos conhecerem, deram o seu contributo. Foi com este compromisso e generosidade que a magia aconteceu. O empenho de todos foi fundamental para proporcionar aos nossos alunos mais uma oportunidade de crescimento pessoal e desenvolvimento social. Esta iniciativa não só proporcionou momentos inesquecíveis, mas também reforçou a importância da inclusão, permitindo que todos os alunos se sintam valorizados e integrados.
Foi no passado dia 20 de maio que 24 alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem – CAA, professores de educação especial, terapeutas, psicólogas e assistentes operacionais do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, vestindo camisolas amarelas, saíram da escola rumo ao Oceanário de Lisboa.
A viagem teve início às quatro horas da madrugada e às sete todos estavam sentados, com cintos apertados e expectantes para, na maioria dos casos, realizarem a primeira viagem de avião.
A viagem correu muito bem, sem percalços, tendo contribuído para o sucesso toda a preparação previamente realizada. Atendendo a que a maioria dos alunos eram portadores da perturbação do espetro de autismo, foi desenhado todo um percurso com pistas visuais com o objetivo de auxiliarem na comunicação, estimularem a independência e atenuarem eventuais comportamentos desajustados.
Chegados ao Parque das Nações, nova experiência se adivinhava. Após o lanche e um belo passeio pela Alameda dos Oceanos e, pelas margens do rio, com a Ponte Vasco da Gama a atravessar o rio Tejo, todos se preparavam para embarcar no teleférico para mais uma fascinante viagem de 10 minutos suspensos no ar, por cabos tão fortes quanto as emoções aí vividas.
O teleférico transportou os aventureiros até ao Oceanário, onde puderam realizar uma viagem imersiva à volta do mundo, com uma montra única da biodiversidade e uma extensa coleção de espécies de aves, mamíferos, peixes entre outros habitantes marinhos que muito encantou os visitantes especiais. Também lá conheceram a simpática Marta Couto, que foi a primeira interlocutora no Oceanário.
Terminada a visita ao Oceanário, foi tempo de fazerem um lanche ajantarado no Shopping Vasco da Gama para recarregarem energias para a última etapa. Era tempo de regressarem a casa e, às vinte horas, lá estava toda a equipa pronta para enfrentar outra viagem de avião.
A chegada ao aeroporto Francisco Sá Carneiro ficou registada pela alegria e entusiasmo. Foi um dia longo, lindo e memorável para todos.
O sonho tornara-se realidade!
Esta experiência só foi possível graças à generosidade e confiança de tantos que connosco embarcaram neste sonho.
A todos, que tornaram este projeto possível, o nosso muito obrigado. A vossa contribuição teve um impacto profundo e duradouro na vida dos nossos alunos, e somos eternamente gratos por isso.
Com sincero agradecimento,
A Equipa do CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem) - Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil