Em
O Comércio de Baião

2026/04/14

Mesão Frio celebra 52 anos do 25 de Abril com programa cultural diversificado

Destaque

Comemorações em Mesão Frio decorrem entre abril e maio com tertúlias, concertos, sessões solenes e gala anual

A Câmara Municipal de Mesão Frio prepara-se para assinalar os 52 anos do 25 de Abril de 1974 com uma série de iniciativas culturais e institucionais que terão lugar entre abril e maio no concelho.

O programa inclui tertúlias, concertos, sessões solenes e uma gala anual, com o objetivo de evocar a Revolução dos Cravos e simultaneamente valorizar a cultura e a identidade local.

As atividades arrancam a 17 de abril, com uma tertúlia intitulada "Domingos Monteiro: um interventor público". No dia 24 de abril, realiza-se um concerto comemorativo pelo Projeto Cantar Abril no auditório municipal.

A data central das celebrações, 25 de abril, será assinalada com uma sessão solene que incluirá intervenções políticas e uma palestra conduzida por Alexandre Chaves, dedicada aos "50 anos do poder local nos 50 anos da Constituição".

As atividades prosseguem a 9 de maio com a Gala Anual "Alio Vírío", que terá a atuação do artista convidado Mário Mata.

Um dos momentos centrais das comemorações é a iniciativa "Tertúlias na Biblioteca", que decorrerá na Biblioteca Municipal de Mesão Frio e será dedicada à vida e obra de Domingos Monteiro, uma das figuras mais marcantes do município. Esta sessão contará com a participação da autora Helena Gil, que também inaugura uma exposição dedicada ao percurso do escritor.

Com entrada livre em todas as iniciativas, o município reforça o seu compromisso com a memória histórica e a dinamização cultural, convidando a comunidade a participar ativamente na celebração de uma das datas mais importantes da democracia portuguesa.

 

    

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Mesão Frio celebra 52 anos do 25 de Abril com programa cultural diversificado
14/04/2026
Três homens detidos em flagrante por furto em estabelecimento industrial no Marco de Canaveses
14/04/2026
Pavilhão Multiusos de Baião retoma a sua atividade regular ao serviço da comunidade
13/04/2026
JOÃO PAULO BORGES EXPLICA A HISTÓRIA A EVOLUÇÃO E OS DESAFIOS DA BANDA “OS ANDARILHOS” NO FUTURO
13/04/2026
ACR Unidos por Vilares reforça competências em primeiros socorros
11/04/2026
Rali Terras d’Aboboreira causa cortes e condicionamentos em Baião nos dias 17 e 18 de abril
10/04/2026
Color Walk Baião realiza-se no próximo domingo com caminhada de 10 km e lançamento de pó colorido
10/04/2026
ULS do Tâmega e Sousa investe 6,4 milhões em modernização tecnológica, com novo robô cirúrgico
9/04/2026
PUB