Em
O Comércio de Baião

2024/12/26

MESÃO FRIO: IGREJA MATRIZ DE OLIVEIRA PERTO DE SER CLASSIFICADA COMO MONUMENTO DE INTERESSE PÚBLICO

Cultura Destaque

Está aberto o procedimento de classificação da Igreja de Santa Maria de Oliveira, determinado pelo Conselho Diretivo do Património Cultural, sob proposta da Direção Regional de Cultura do Norte e informação favorável do Departamento de Bens Culturais. Os esforços envidados pela Câmara Municipal de Mesão Frio pretendem valorizar o património cultural deste imóvel com mais de 300 anos, da freguesia de Oliveira.

Na proposta de abertura do procedimento apresentada pode ler-se: “não há dúvidas quanto ao seu valor patrimonial, reconhecendo-se, ainda, que detém um valor patrimonial de escala nacional. Apesar de ser um exemplo relativamente comum de arquitetura paroquial classicizante (Maneirista/Chã), a Igreja destaca-se pelo património integrado, sobretudo a talha dourada e policromada – Nacional e Rococó – que reveste na totalidade tetos e paredes e o conjunto de pinturas sobre madeira na transição dos séculos XVII – XVIII. Regista-se o elevado grau de integridade, que faz desta Igreja um caso raro e surpreendente, face às grandes alterações que a generalidade do património integrado religioso já sofreu.”

Segundo especialistas, a igreja é de relativa simplicidade exterior, mas contém no seu interior um riquíssimo património integrado, que a torna singularmente majestosa e rara no contexto da Região. Não havendo certezas nem vestígios evidentes de um edifício medieval, assume-se o ano 1694 como data provável da sua construção.

A intervenção sobre o património integrado da Igreja de Santa Maria de Oliveira deverá obedecer a um programa faseado de conservação e restauro, tendo como princípio orientador a estabilização da deterioração através de uma atuação sustentável e conscienciosa, reversível, compatível e que permita a efetiva proteção, preservação e conservação. A estimativa de custos desta intervenção está orçada em 299.700,00€, com a duração estimada de 90 dias.

Recorde-se que em 1998 a Igreja de Santa Maria de Oliveira foi assaltada, tendo sido furtadas várias imagens do espólio religioso e que a mesma não sofre qualquer tipo de intervenção desde a reconstrução do teto, no ano de 1993 e a eletrificação, no ano de 1994.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
XIII Tunance reúne tunas em Ancede nos dias 10 e 11 de abril com diversos eventos musicais
19/03/2026
Despiste de viatura ligeira em Pinheiro na freguesia de Campelo e Ovil provoca susto a condutora
19/03/2026
EKA Baião participa no IV International Shito-Ryu Karate Meeting na Maia
19/03/2026
Ano Jubilar de São Francisco de Assis arranca com tertúlia em Baião no dia 27 de março
18/03/2026
Baionense José Luís Carneiro apresentou livro 'Vencer os Tempos' em Lisboa com debate plural
17/03/2026
Executivo de Baião visita Centro de Recolha Oficial de Animais que serve Baião e Resende
16/03/2026
Associação dos Amigos do Rio Ovelha organiza caminhada no Trilho da Levada de Víbora e Moinhos de Rei
16/03/2026
A.D. Baião sagra-se campeã da Série 1 da Divisão de Elite (I Fase)
15/03/2026