Em
O Comércio de Baião

2025/11/04

Mesão Frio investe 1,5 milhões de euros em Centro de Incubadora de Empresas para impulsionar o empreendedorismo local

Destaque

Foi aprovada a candidatura apresentada pelo Município de Mesão Frio para a criação do Centro de Incubadora de Empresas, um projeto estratégico que pretende reforçar a capacidade de atração e fixação de empreendedores e empresas no concelho, oferecendo condições adequadas ao desenvolvimento de novas atividades económicas.

O novo Centro será instalado no edifício da antiga Residência de Estudantes, situado na Rua do Balcão, que será alvo de uma profunda requalificação para melhorar a sua funcionalidade e eficiência, adaptando-o às exigências de um espaço moderno e multifuncional.

A candidatura distingue-se pelo seu caráter inovador, ao integrar uma vertente de alojamento para empreendedores e nómadas digitais, permitindo que os profissionais possam residir e trabalhar no mesmo espaço. Esta componente de habitação temporária será regulada por normas próprias, assegurando uma utilização equilibrada e sustentável das instalações.

O projeto, que representa um investimento total de 1.524.625,50 euros, é cofinanciado pelo Programa Regional NORTE2030, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com uma taxa de comparticipação de 85%.

A candidatura foi apresentada pelo Município a 30 de junho de 2025 e aprovada a 28 de agosto do mesmo ano, ao abrigo do aviso NORTE2030-2024-36 – Refuncionalização de equipamentos coletivos e qualificação de espaços públicos (IT).

Com conclusão prevista até 30 de novembro de 2026, o Centro de Incubadora de Empresas de Mesão Frio pretende afirmar-se como um polo de inovação e empreendedorismo, capaz de dinamizar a economia local e atrair talento e investimento.

Com esta iniciativa, o Município de Mesão Frio reforça a sua estratégia de desenvolvimento económico e valorização territorial, posicionando o concelho como um território moderno, dinâmico e preparado para os desafios do futuro.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
XIII Tunance reúne tunas em Ancede nos dias 10 e 11 de abril com diversos eventos musicais
19/03/2026
Despiste de viatura ligeira em Pinheiro na freguesia de Campelo e Ovil provoca susto a condutora
19/03/2026
EKA Baião participa no IV International Shito-Ryu Karate Meeting na Maia
19/03/2026
Ano Jubilar de São Francisco de Assis arranca com tertúlia em Baião no dia 27 de março
18/03/2026
Baionense José Luís Carneiro apresentou livro 'Vencer os Tempos' em Lisboa com debate plural
17/03/2026
Executivo de Baião visita Centro de Recolha Oficial de Animais que serve Baião e Resende
16/03/2026
Associação dos Amigos do Rio Ovelha organiza caminhada no Trilho da Levada de Víbora e Moinhos de Rei
16/03/2026
A.D. Baião sagra-se campeã da Série 1 da Divisão de Elite (I Fase)
15/03/2026