2024/11/15
O Município de Mesão Frio, na pessoa do Presidente da Câmara Municipal, Paulo Silva, inaugurou hoje, dia 15 de novembro, um mural no Estádio Municipal com mais de 80 metros, que ao longo da semana esteve a ser pintado pelo artista Godmess em colaboração com a comunidade.
A inauguração aconteceu esta manhã, no Parque de Estacionamento da Zona de Lazer, na presença do Executivo Municipal e de parceiros locais.
Resultante de uma parceria entre o Município de Mesão Frio e a Associação Bagos D'Ouro, o projeto envolveu várias entidades, nomeadamente, os alunos do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade, os seniores dos Ateliers (Re)viver e a comunidade que se quis associar, deixando a sua marca no mural.
No seu discurso, o Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva, referiu que “é um propósito deste Executivo Municipal, desde que se candidatou, em 2021, o envolvimento com as pessoas. Em boa hora abraçámos o projeto com a Bagos D’ouro, a parceria tem sido maravilhosa e fundamental por todas as razões e mais algumas. Desde há muitos anos que a Câmara Municipal procura estabelecer parcerias na educação, na cultura e nós, felizmente, estamos a continuar esse trabalho e a enriquecê-lo.”, disse, enaltecendo o papel que tem vindo a ser desenvolvido pela Gestora de Concelho, Bárbara Queirós e o trabalho do artista Godmess. “Este é o maior mural no concelho mais pequeno da Região, o que nos engrandece. Estas iniciativas são bem-vindas e importantes. A motivação é pôr as pessoas a participar e não a assistir.”
O artista Godmess agradeceu a todos os que se associaram à reprodução do mural: “Não há palavras para descrever como fomos recebidos esta semana. Obrigado à Bagos D’ouro, ao Presidente da Câmara Municipal, a toda a equipa que tem sido excecional e à comunidade. Este é um projeto de continuidade”, referiu com satisfação.
A Coordenadora Geral da Bagos D’ouro, Maria Inês Moreira, agraciou todas as entidades pela forma como foram acolhidos em Mesão Frio e a abertura do Município para esta iniciativa. Agradeceu ainda a Bárbara Queirós, Gestora de Concelho, pelo trabalho desenvolvido. “Este é o quinto mural da Bagos D’ouro, no âmbito do projeto ‘Faz Parte!’, disse.
Cláudia Melo, Diretora Artística do projeto, refere que este é “o maior mural que fizemos até agora e que surge no âmbito do projeto ‘Faz Parte!’, que teve início em 2022. O pressuposto desta ação é mesmo contagiar as comunidades, as escolas e fazer com que toda a comunidade participe numa intervenção urbana”, afirmou.
Aldina Pereira, Diretora do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade dirigiu um agradecimento geral, “sobretudo à autarquia por ter celebrado este protocolo com a Bagos D’ouro, que tem um interlocutor cativante para as crianças e jovens. Em particular, nesta atividade, foi feito um bom planeamento e fiquei muito satisfeita, senti o testemunho dos alunos, que estão muito motivados e com vontade de continuar com esta atividade.”
O mural agora inaugurado em Mesão Frio inclui elementos distintivos referentes à cultura local, nomeadamente associados ao folclore, ao desporto e à vitivinicultura e serviu de mote a outros projetos do género que a autarquia planeia levar a cabo.