Em
O Comércio de Baião

2025/11/28

Mesão Frio viu aprovada candidatura para modernizar e digitalizar a Administração Pública local

Destaque

O Município de Mesão Frio viu aprovada a candidatura destinada à modernização e digitalização da Administração Pública local, através do projeto “CiberCidadania Mesão Frio”, que pretende reforçar a eficiência, a segurança e a transparência na gestão pública, garantindo um serviço mais ágil e de maior qualidade aos cidadãos.

A iniciativa, submetida pela autarquia em 30 de dezembro de 2024 e aprovada em 24 de abril de 2025, enquadrou-se no aviso NORTE2030-2024-32 – Digitalização da Administração Pública Local (IT), integrado no Programa Regional do NORTE 2021-2027 (NORTE2030). A execução do projeto deverá estar concluída até 28 de fevereiro de 2027.

O projeto “CiberCidadania Mesão Frio” prevê a implementação de soluções tecnológicas avançadas, incidindo em três eixos fundamentais:

  • Reforço da cibersegurança, através de medidas de proteção que asseguram a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos dados e sistemas municipais;
  • Desmaterialização e digitalização de processos, permitindo maior rapidez no acesso à informação e maior eficiência na relação com o cidadão;
  • Capacitação dos recursos humanos e dos sistemas internos, garantindo a integração plena das novas ferramentas digitais e contribuindo para melhorar os serviços já existentes.

Segundo o município, a candidatura respondeu à necessidade de fortalecer a infraestrutura tecnológica, reduzir a dependência de procedimentos manuais e assegurar níveis superiores de eficácia e transparência na Administração Pública local.

O projeto representa um investimento total de 196.910,26 euros, sendo cofinanciado pelo Programa Regional NORTE2030, com uma taxa de comparticipação de 84,74% proveniente do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Jardim de São Bartolomeu acolhe festival 'Sons no Jardim' com três dias de música e ecletismo
27/05/2026
Romaria à Senhora do Marão realiza-se a 12 de julho com peregrinação noturna ao ponto mais alto do distrito do Porto
27/05/2026
Ancede acolhe o primeiro evento Atlas de música eletrónica a 4 de julho
26/05/2026
Leonor Beatriz Barros Monteiro vence concurso nacional de escrita criativa READON PORTUGAL
26/05/2026
Dia da USF Baião celebrado com jornada dedicada à Doença Renal nos Cuidados de Saúde Primários
26/05/2026
Leonor Beatriz Barros Monteiro vence concurso nacional de escrita criativa READON PORTUGAL
26/05/2026
Passeio de tratores em Loivos do Monte marcado para 27 de junho de 2026
26/05/2026
Rodrigo Portela eleito para a Comissão Política Nacional da JSD
25/05/2026
PUB