Em
O Comércio de Baião

2026/01/06

Município de Baião associa-se à homenagem a Albino Brito de Matos na Ponte da Ermida

Destaque

O Município de Baião associou-se hoje, dia 6, à homenagem promovida pela Câmara Municipal de Resende a Albino Brito de Matos, antigo presidente daquele município e figura central no processo que conduziu à construção da Ponte da Ermida, no dia em que se assinalou o seu aniversário.

A cerimónia decorreu junto à Ponte da Ermida e incluiu o descerramento da nova placa de inauguração, reposta pelo Município de Resende após o furto da anterior, ocorrido há alguns anos.

Em representação do Município de Baião, esteve presente a presidente da Câmara Municipal, Ana Raquel Azevedo, acompanhada por membros do executivo municipal. Marcaram igualmente presença o presidente da Câmara Municipal de Resende, Fernando Silvério, a antiga presidente da Câmara Municipal de Baião, Emília Silva, que exerceu funções à data da construção e da inauguração da ponte, bem como outros responsáveis autárquicos e representantes institucionais.

Na sua intervenção, Ana Raquel Azevedo sublinhou a importância da memória coletiva enquanto base para o desenvolvimento futuro, afirmando que “não é possível evoluir sem conhecer bem a nossa história, uma história que, para o bem e para o mal, nunca deve ser apagada”. A presidente considerou que a reposição da placa de inauguração constitui “um gesto de reposição de um pedaço da nossa história comum, partilhada entre Baião e Resende”, agradecendo a Fernando Silvério “a iniciativa de devolver ao espaço público um elemento tão significativo da memória dos dois concelhos”. Destacou ainda o mérito de todos os autarcas envolvidos na concretização da obra, referindo, em particular, Emília Silva, enquanto presidente da Câmara Municipal de Baião à data da construção e inauguração da ponte.

Por sua vez, Emília Silva agradeceu ao atual executivo municipal de Baião por “não deixar apagar a história e por a tornar novamente visível”, contextualizando o processo de construção da ponte num período marcado por escassez de apoios e por múltiplas dificuldades. A antiga presidente evocou “o trabalho árduo desenvolvido pelos municípios de Baião e Resende, quer no financiamento da obra, quer também na captação dos fundos comunitários”, sublinhando o carácter excecional de uma obra “financiada maioritariamente por via autárquica, num contexto particularmente difícil”, ao contrário da generalidade das grandes infraestruturas financiadas pelo Estado. Recordou ainda a resistência sentida na afetação de fundos comunitários a uma infraestrutura que servia dois concelhos, considerando que o gesto agora realizado “honra a memória de Albino Brito de Matos”, afirmando que o antigo autarca “estaria certamente orgulhoso ao ver a sua ação reconhecida e inscrita, de novo, no espaço público”.

Inaugurada a 4 de julho de 1998 pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, a Ponte da Ermida permitiu reduzir significativamente o tempo de deslocação entre as duas margens do Douro, introduzindo uma nova escala de proximidade entre os concelhos de Resende e Baião.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Cidadã do Gove celebra 102 anos com homenagem do Município
7/01/2026
Bolsas de Residência Literária Eça de Queiroz já têm vencedores para 2025/2026
7/01/2026
A ADSE não fragiliza o SNS: alivia-o à custa dos seus beneficiários
6/01/2026
Município de Baião associa-se à homenagem a Albino Brito de Matos na Ponte da Ermida
6/01/2026
Alunos de Baião assistiram ao espetáculo “A Pequena Sereia no Gelo” em Matosinhos
6/01/2026
Espaço Cidadão Móvel da AMDT ultrapassa 500 atendimentos no primeiro ano
6/01/2026
Cantar dos Reis juntou associações na Praça Heróis do Ultramar, em Baião
6/01/2026
Incêndio controlado em habitação na freguesia de Teixeira
5/01/2026
PUB