Em
O Comércio de Baião

2025/11/26

Município de Baião realiza formação sobre operacionalização de ZCAP com a Cruz Vermelha Portuguesa

Destaque

O Município de Baião promoveu, no dia 18 de novembro, uma ação de formação dedicada à “Operacionalização de uma ZCAP – Zona de Concentração e Apoio à População”, ministrada pela Cruz Vermelha Portuguesa, delegação de Coimbra, e que contou com a presença do Coordenador da Delegação Regional Norte, Henrique Santos.

A iniciativa teve lugar no Pavilhão da Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro, espaço definido no Plano Municipal de Proteção Civil como infraestrutura destinada à ativação de uma ZCAP.

Esta formação surgiu na sequência do interesse e da necessidade identificados pelas técnicas do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social e da Ação Social do Município, após a participação no Exercício MercallEx’24, simulacro de proteção civil realizado em Baião em maio de 2024.

Para além das equipas de Ação Social, participaram também representantes dos serviços de Urbanismo, Proteção Civil e Educação. A ação teve como objetivo dotar os técnicos de competências e estratégias a aplicar em contextos de crise ou catástrofe, garantindo uma identificação rigorosa das necessidades da população e assegurando a prestação de cuidados adequados numa ZCAP.

O programa integrou uma componente teórica e vários exercícios práticos, simulando cenários reais e promovendo o treino de articulação entre os diferentes intervenientes, contribuindo para uma resposta mais eficaz em situações de emergência, desastres naturais ou acidentes de grande dimensão.

Em contextos de crise, o apoio psicossocial assume um papel central para a Equipa de Ação Social, nomeadamente no apoio à ativação, instalação e gestão de uma ZCAP.

Com esta ação formativa, os serviços de Ação Social do Município de Baião reforçam o compromisso com a preparação, a resiliência e o fortalecimento da capacidade de resposta perante emergências.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Dia da USF Baião celebrado com jornada dedicada à Doença Renal nos Cuidados de Saúde Primários
26/05/2026
Leonor Beatriz Barros Monteiro vence concurso nacional de escrita criativa READON PORTUGAL
26/05/2026
Passeio de tratores em Loivos do Monte marcado para 27 de junho de 2026
26/05/2026
Rodrigo Portela eleito para a Comissão Política Nacional da JSD
25/05/2026
Despiste na Rua Padre Lima em Ancede provoca ferido ligeiro
25/05/2026
Vítor Pascoal mantém invencibilidade com duplo triunfo em Ponte de Lima
25/05/2026
Município de Baião celebra Dia Mundial da Criança com atividades educativas e lúdicas
25/05/2026
Caminhada solidária ‘Por Caminhos de Valadares’ para angariação de fundos para a família cuja habitação foi destruída numa explosão de gás
25/05/2026
PUB