A Câmara Municipal de Baião lançou a concurso a obra de requalificação da Unidade de Saúde da Teixeira, na União de Freguesias de Teixeira e Teixeiró, pelo valor base de 75.420 euros e um prazo de execução de 120 dias.
O edifício irá sofrer uma intervenção profunda, tanto no seu interior como exteriormente. Os trabalhos passarão, entre outros, pelo tratamento térmico da estrutura, com o isolamento de paredes e teto; substituição da iluminação existente por luminárias led; instalação de novos equipamentos de ar condicionado, colocação de nova cobertura, novos rufos e tubos de queda. Obras que dotarão o equipamento de todas as condições ao nível da qualidade e do conforto, capazes de promover um melhor serviço à população servida por aquela estrutura.
Está previsto o funcionamento da Unidade de Saúde durante a intervenção, pelo que serão realizadas de forma faseada, estando acautelada a segurança, quer dos funcionários, quer dos utentes.
Entretanto, no quadro das intervenções previstas nas estruturas ligadas à saúde, está concluída a qualificação da Extensão de Saúde de Santa Marinha do Zêzere e, em fase de conclusão, as obras na Extensão de Saúde de Eiriz. Estas duas empreitadas foram consignadas nos dias 30 de novembro e 11 de dezembro, respetivamente, envolvendo um investimento global de 747 mil euros.
O presidente da Câmara, Paulo Pereira, destacou a importância e o significado para os baionenses destes investimentos na área da Saúde, “um setor de enorme sensibilidade e um dos pilares da qualidade de vida da nossa comunidade”, aludindo ao “compromisso assumido com os baionenses no sentido da disponibilização de melhores recursos e estruturas mais eficientes, centradas nas necessidades da nossa população”, assegurou o autarca.
O avanço de mais esta empreitada decorre da reunião realizada no dia 16 de outubro de 2023, entre o presidente e o vice-presidente da Câmara de Baião - Paulo Pereira e Filipe Fonseca, e o então Ministro da Saúde, em que a necessidade do reforço das verbas para atender à qualificação dos equipamentos de saúde esteve em cima da mesa.
Nessa reunião estiveram também a análise outros assuntos, como o funcionamento do SAP – Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Baião ou a retoma do funcionamento da Unidade Móvel de Saúde, bem como a qualificação dos edifícios da Extensão de Saúde de Gestaçô.
O edil baionense, afirmou estar convicto de que, também “estas empreitadas e serviços deverão, em breve, estar disponíveis para os baionenses, sendo mais um avanço na melhoria da qualidade das condições de vida na nossa população, conforme desejamos”, concluiu.