Em
O Comércio de Baião

2025/10/17

Obras de requalificação do Pavilhão Multiusos de Baião na fase final – reabertura prevista para novembro

Desporto Destaque

As obras de requalificação do Pavilhão Multiusos de Baião estão na sua fase final, prevendo-se que o equipamento possa ser reaberto à comunidade durante o mês de novembro. Nesta altura decorrem os trabalhos de acabamento, nomeadamente nos espaços ajardinados e em pequenas intervenções interiores.

O principal objetivo da intervenção foi garantir melhores condições de segurança e conforto para os utilizadores, adaptando o pavilhão às necessidades atuais da prática desportiva e à realização de eventos culturais e de lazer.

Desde a sua inauguração, em 2005, o Pavilhão Multiusos apresentava problemas estruturais significativos, com infiltrações na cobertura e nas paredes, situações que se agravaram ao longo dos anos. Por essa razão, esta intervenção foi considerada essencial para assegurar a recuperação e modernização do edifício.

A empreitada envolveu uma remodelação total do equipamento, incluindo a substituição integral da cobertura, melhoramentos nas paredes exteriores ao nível da impermeabilização e do isolamento térmico, aplicação de novas telas em todas as coberturas planas, beneficiação dos pisos existentes — como o campo de jogos e a sala de aquecimento — com a preparação prévia das suas bases, pintura de paredes e tetos, instalação de novas portas interiores em material fenólico, retificação de tetos falsos nas zonas dos balneários e acessos, renovação do balneário dos árbitros, do bar e da enfermaria, aplicação de bomba de calor e remodelação da unidade de tratamento de ar e restantes periféricos.

As intervenções abrangeram também melhorias ao nível da eficiência energética, bem como da qualidade térmica e acústica do edifício.

Com um investimento total superior a 1,1 milhões de euros, as obras são cofinanciadas pelo Governo, que atribuiu um apoio de 468.481,73 euros através de um contrato-programa celebrado no final de 2022. O montante remanescente é assegurado por receitas próprias da Câmara Municipal de Baião, estando ainda em aberto a possibilidade de recurso ao Quadro Comunitário Portugal 2030.

O Pavilhão Multiusos de Baião é um dos equipamentos municipais com maior taxa de utilização, acolhendo grande parte das atividades desportivas, culturais e de lazer da comunidade.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
MESÃO FRIO: Maria de Jesus utente da Santa Casa da Misericórdia Local celebrou um Século de Vida
16/01/2026
Vereadora da Coesão Social e Habitação Olívia Mendes participou em reunião intermunicipal sobre Setor Social em Penafiel
16/01/2026
CIM Douro aprova quase 20 milhões de euros para apoio às empresas da região
16/01/2026
Trabalhadores da USF Baião celebraram o Jantar de Reis
16/01/2026
Associação Empresarial de Baião lança iniciativa “Café com Ideias” para reforçar proximidade entre empresários
16/01/2026
Presidente da Câmara Municipal de Baião inicia em Ancede e Ribadouro o atendimento descentralizado nas freguesias
16/01/2026
Doação de sangue na Junta de Freguesia de Ancede e Ribadouro
15/01/2026
Baião marca presença na apresentação do projeto “Cuidadores do Património – coragem de cuidar”
15/01/2026
PUB