O baionense Orlando Rodrigues é o novo Comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Tâmega e Sousa, tendo assumido funções a 1 de julho em regime de substituição.
A nomeação enquadra-se na reorganização da estrutura operacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e marca uma nova etapa na liderança da coordenação das operações de proteção e socorro na região.
Orlando Rodrigues sucede a Sérgio Barros, tendo acumulado experiência como 2.º Comandante Sub-regional durante três anos e meio, desde 1 de janeiro de 2023 até 30 de junho de 2026, período em que acompanhou as ocorrências e coordenou operações no território do Tâmega e Sousa.
O novo comandante assume o cargo "com grande sentido de responsabilidade e espírito de missão", comprometendo-se a dar continuidade ao trabalho de proximidade desenvolvido com os diferentes agentes de proteção civil.

Reforça ainda a disponibilidade para manter uma colaboração estreita com as corporações de bombeiros e outras entidades parceiras, sublinhando que "o reforço da cooperação institucional é essencial para enfrentar os desafios que se colocam à proteção civil".
Orlando Rodrigues assegura que permanecerá "totalmente disponível para apoiar as corporações de bombeiros e as entidades da região, garantindo acompanhamento permanente e contacto direto sempre que as circunstâncias o exijam".
Esta mudança na liderança do Comando Sub-regional ocorre numa fase particularmente exigente para a proteção civil, coincidindo com o período de maior risco de incêndios rurais, durante o qual os meios operacionais se mantêm em elevado estado de prontidão para responder às ocorrências no Tâmega e Sousa.