Em
O Comércio de Baião

2025/07/08

PARQUE DE LAZER URBANO DA VILA DE BAIÃO JÁ ESTÁ EM CONSTRUÇÃO COM INVESTIMENTO SUPERIOR A 3,6 MILHÕES DE EUROS

Destaque

Já decorrem no terreno as obras do futuro Parque de Lazer Urbano da Vila de Baião, uma intervenção municipal que representa um investimento estimado de mais de 3,6 milhões de euros. Este projeto, estruturante para o concelho, vai transformar uma área com cerca de cinco hectares num espaço multifuncional e inclusivo, pensado para o lazer, o desporto, a habitação e o convívio comunitário.

Localizado junto à variante da EN-321, entre o Tijelinho e a Rua de Entreparedes, o parque integrará trilhos pedonais e cicláveis, zonas de repouso e de recreio infantil, parques de estacionamento, áreas ajardinadas, equipamentos desportivos informais, um anfiteatro ao ar livre e um edifício de apoio. Está ainda prevista a requalificação de uma linha de água, promovendo a valorização ambiental da zona e uma maior ligação à natureza.

Além da componente lúdica e ambiental, o projeto inclui também uma importante vertente habitacional, com a construção de três blocos de apartamentos e um loteamento de 16 moradias unifamiliares. Dois dos blocos, com 26 apartamentos cada, serão edificados ao abrigo do Programa de Arrendamento Acessível, fruto de um protocolo entre o Município de Baião e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU). O terceiro bloco, gerido pela autarquia, será destinado a habitação a custos controlados, podendo ser desenvolvido em parceria com entidades privadas, mediante concurso público.

O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, destaca o impacto positivo da iniciativa:

“Esta é mais uma obra com a qual nos comprometemos e que estamos a cumprir. É um projeto histórico para Baião, com benefícios em múltiplos domínios – da habitação ao lazer, da atividade física ao convívio comunitário. Estamos a dar mais um passo sólido na concretização da nossa Estratégia Local de Habitação.”

O futuro Parque de Lazer Urbano da Vila de Baião pretende afirmar-se como um novo polo de qualidade de vida, acessível a todas as gerações, promovendo a sustentabilidade, o envolvimento da comunidade e a atratividade do território.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Município de Baião reforça apelo à correta deposição de monstros domésticos no verão
17/07/2026
Valadares recebe a XIII Feira Franca com concurso pecuário dedicado à raça Arouquesa
17/07/2026
Aparatoso acidente junto ao Centro de Saúde de Baião provoca ferimentos na condutora
17/07/2026
ADCR DE GESTAÇÔ ORGANIZA CAMINHADA E BTT “O ALMOCREVE”
15/07/2026
Summer Day 2026 promove caminhada colorida e música em Loivos da Ribeira e Tresouras
14/07/2026
Loivos da Ribeira e Tresouras promovem voluntariado juvenil na natureza e florestas até setembro
14/07/2026
Hemodiálise em férias: Um direito que não deve tirar férias
14/07/2026
Patrulha Baião inicia vigilância e sensibilização para proteção da floresta amanhã dia 15 de julho
14/07/2026
PUB