2025/05/05
O Presidente da Câmara Municipal de Baião vai participar, amanhã, dia 6 de maio, na cerimónia de assinatura do Auto de Consignação da obra de Construção da Variante à Estrada Nacional (EN) 211 entre Quintã e Mesquinhata, que irá decorrer em Almada.
No dia 17 de fevereiro, o autarca de Baião promoveu uma reunião com responsáveis da Infraestruturas de Portugal (IP), nos Paços do Concelho, para análise, entre outros, do processo relativo à empreitada, tendo nessa altura sido garantido o avanço da obra e, entretanto, arrancado os trabalhos de delimitação do corredor de intervenção através de estacaria.
Para Paulo Pereira esta é “mais uma conquista, pela qual nos debatemos há muitos anos, que beneficiará consideravelmente Baião e os baionenses, aproximando as pessoas, elevando os padrões de qualidade de vida e contribuindo para a atratividade do concelho. Representa também um importante impulso para a nossa economia em vários domínios, uma vez que reunirá melhores condições de mobilidade para as empresas já instaladas e para aquelas que pretendam estabelecer-se no território”, frisa.
Baião assiste, assim, ao avanço de mais uma obra estruturante para o território, representando um investimento próximo de 14,7 milhões de euros. O projeto, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), prevê um novo traçado de 2.522 metros e um prazo de execução de 420 dias, conforme contrato publicado em Diário da República a 23 de dezembro de 2024.
A nova via tornará mais rápido, seguro e confortável o acesso à A4 e à A11, via Marco de Canaveses, beneficiando ainda, não apenas aquele concelho, mas também Cinfães, que passará a dispor de uma ligação mais rápida e segura aos principais eixos rodoviários nacionais.