2025/11/06
A peça “Fanny Owen” regressa ao palco do Auditório Municipal de Baião no próximo dia 22 de novembro, às 21h30, numa produção do grupo Bai’o Teatro. Inspirada na obra de Agustina Bessa-Luís e no universo romanesco de Camilo Castelo Branco, esta criação é uma celebração da literatura, do teatro e da memória cultural portuguesa.
A narrativa de Fanny Owen retrata o triângulo amoroso entre José Augusto, Fanny Owen e Camilo Castelo Branco, uma história real e literária que atravessa o tempo, revelando as contradições humanas e o peso das convenções sociais do século XIX.
Depois de, em 2023, ter assinalado o centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís, o espetáculo regressa em 2025 com um novo enfoque: a homenagem a Camilo Castelo Branco, no ano em que se celebra o bicentenário do seu nascimento. Figura maior da literatura portuguesa, Camilo é aqui evocado através da paixão, ironia e tragédia que marcaram a sua vida e obra, traços que ecoam nesta história de amores impossíveis e destinos cruzados.
Entre o real e o ficcional, Fanny Owen convida o público a revisitar dois dos grandes nomes da literatura portuguesa, num espetáculo que une passado e presente, palavra e emoção.
A entrada gratuita, mediante reserva obrigatória na bilheteira online do Município de Baião:
https://cmbaiao.admira.b6.pt/pos/space/list
