Em
O Comércio de Baião

2025/12/15

Projeto Escola Solidária do Agrupamento de Escolas de Eiriz levou o espírito de Natal ao CECAJUVI

Destaque

Decorreu na manhã do dia 15 de dezembro, no CECAJUVI, em Santa Leocádia, uma iniciativa integrada no projeto Escola Solidária, promovido pelo Agrupamento de Escolas de Eiriz. A atividade reuniu alunos, profissionais da instituição e membros da comunidade, num momento marcado pela partilha, pela proximidade entre gerações e pelo verdadeiro espírito natalício.

Os mais novos foram os grandes protagonistas da manhã, enchendo o espaço de alegria e emoção. Ao longo da iniciativa, os alunos cantaram músicas alusivas ao Natal, recitaram poemas, tocaram instrumentos musicais, encenaram pequenas cenas e, acima de tudo, levaram muitos sorrisos aos presentes, proporcionando um ambiente de comunhão e afeto entre crianças e idosos.

Durante a sessão, o Diretor do Agrupamento de Escolas de Eiriz, Nélson Carneiro, destacou a importância da ligação entre a escola e a comunidade, sublinhando que “a escola é uma das instituições, se não a mais importante da comunidade”. Referiu ainda que projetos como a Escola Solidária vão além da sala de aula, promovendo valores como a solidariedade, o respeito e a valorização do outro.

No seu discurso, o diretor realçou a importância do diálogo entre gerações, lembrando que escutar quem tem mais experiência de vida é uma aprendizagem essencial para os mais novos. “Escutar quem já passou pela vida e tem muita experiência de vida é uma coisa tremendamente importante”, afirmou. Enquadrando a iniciativa na quadra natalícia, destacou o Natal como tempo de esperança, simplicidade e luz, reforçando a necessidade de cada um refletir sobre a forma como utiliza o tempo que lhe é dado para viver, procurando sempre levar alegria, esperança e bem ao próximo.

A manhã terminou com votos de um Santo e Feliz Natal dirigidos a todos os presentes, às famílias, aos profissionais da instituição e à comunidade em geral, num momento simbólico que reforçou os valores de união, partilha e solidariedade que caracterizam esta época.

Amanhã, dia 16 o projeto estará no Centro de Convívio de Ancede e de Santa Cruz do Douro e no dia 18 no Centro de Convívio do Gove.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Derrocadas condicionam circulação em várias vias do concelho
29/01/2026
Biblioteca António Mota acolhe primeira sessão de Capacitação Parental em Baião
28/01/2026
Intempéries provocam constrangimentos em todo o concelho de Mesão Frio
28/01/2026
Baião marcou presença na FITUR 2026 em Madrid
28/01/2026
Acesso à Zona Fluvial da Rede em Mesão Frio interdito devido à subida do Rio Douro
27/01/2026
Biblioteca Municipal de Mesão Frio integra Rede Nacional de Bibliotecas Públicas
27/01/2026
Calçada do Rosso em Santa Marinha do Zêzere com Circulação Interrompida
27/01/2026
Biblioteca Municipal António Mota recebe exposição “Árvore à Beira da Estrada”
27/01/2026
PUB