No passado dia 8 de agosto, o Rancho Folclórico de Baião partiu rumo à ilha da Terceira nos Açores para participar na 39ª edição do Folk Azores, considerado o maior festival de Ranchos da Europa.
Para além do grupo baionense, outros grupos do continente e arquipélago marcaram presença, mas também países como Grécia, Roménia, Áustria, Argentina, Eslováquia, Equador, México, Espanha, França, Estados Unidos da América, Colômbia, Eslováquia, Letónia, Filipinas e Sérvia fizeram-se representar com as suas culturas e tradições.
De realçar que em 2024, o Grupo Folclórico Doce Esperança da Praia da Vitória, na ilha dos Açores, fez parte do cartaz do Festival de Folclore organizado pelo Rancho Folclórico de Baião.
Em conversa contaram-nos que “foram dias de muita alegria e animação para o nosso grupo folclórico. Pela ilha visitamos paisagens lindíssimas, vistas de miradouros fabulosas e uma palavra de apreço pela gastronomia açoriana”.
Foi um momento único e de registo na coletividade baionense, que agora acrescenta ao seu historial a primeira deslocação ao arquipélago dos Açores, em 63 anos de existência.