2024/02/02
A Capela do Senhor do Bom Despacho, que integra o conjunto arquitetónico do Mosteiro de Santo André de Ancede, em Baião, reabriu ao público, ontem, no primeiro dia de fevereiro, para visitas guiadas.
O monumento, uma das maiores joias do património baionense, cuja construção se situa na primeira metade do século XVIII, reflete o gosto arquitetónico da época, ao adotar a planta octogonal e o estilo joanino, sendo um dos mais notáveis exemplares do Barroco, com decoração interior em talha dourada e policromada.
A Câmara Municipal de Baião, após diversas medidas de preservação do monumento, um dos mais visitados do concelho, recebendo por ano milhares de turistas, promoveu uma intervenção mais profunda, dividida em duas fases, começando pela reabilitação de todas as peças e, de seguida, dos palcos, dos altares e dos frescos.
Os últimos trabalhos incidiram na qualificação da zona envolvente, onde se encontra também a igreja do convento.
A Capela do Senhor do Bom Despacho volta a receber visitas, de terça-feira a domingo entre as 10h30 e as 12h30, e entre as 14h15 e as 17h00, sendo obrigatória a marcação ou reserva através dos contatos: 968 476 164 ou [email protected]