Em
O Comércio de Baião

2025/03/31

RECEITUÁRIO COM PRODUTOS LOCAIS REFORÇA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA NO DOURO, TÂMEGA E SOUSA

Destaque

Projeto "Pensar Global, Agir Local... a mesa" lança manual com receitas saudáveis baseadas na dieta mediterrânica e nos sabores do território.

O Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável do Tâmega e Sousa (PNAES TS), prepara-se, no âmbito do projeto Pensar Global, Agir Local… à mesa, para lançar um receituário de produtos locais. Com este manual, pretende-se oferecer um conjunto de receitas saudáveis, nutricionalmente equilibradas e baseadas em produtos do território Douro, Tâmega e Sousa.

As receitas presentes seguem os princípios da dieta mediterrânica, que não é apenas um conjunto de produtos alimentares e formas de os utilizar, mas um estilo de vida marcado pela diversidade, conjugado pelas seguintes características: consumo elevado de alimentos de origem vegetal; consumo de produtos frescos, locais e sazonais; utilização do azeite como principal gordura para cozinhar e temperar; consumo moderado de leite e lacticínios; consumo frequente de peixe e pouco frequente de carnes vermelhas; consumo preferencial de água e moderado de vinho às refeições; confeção de receitas simples e com os ingredientes nas doses certas; prática de atividade física diária; e realização das refeições em família ou entre amigos, promovendo o convívio à mesa.

Este é o culminar de um projeto que visou introduzir os princípios da alimentação equilibrada e sustentável, baseada em produtos locais, nas crianças, vendo agora o seu público-alvo expandir-se a população em geral.

Assim, para além de promover a saúde humana e a do planeta, pretende-se impulsionar a economia local do Douro, Tâmega e Sousa, aproximando os seus habitantes dos produtores agrícolas existentes e procurando encurtar as cadeias de distribuição alimentar, em benefício económico e ambiental.

Este projeto foi promovido numa parceria entre a DOLMEN Desenvolvimento Local e Regional, CRL, a ADER-SOUSA Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, a ADRIMAG Associação de Desenvolvimento Rural e Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira, a PROBASTO NOTA DE IMPRENSA Associação de Desenvolvimento Rural de Basto e a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, no âmbito do Plano Nacional para uma Alimentação Equilibrada e Sustentável, cofinanciado pelo PDR2020, Operação 20.2.4

Assistência Técnica RRN - Área de Intervenção 4 - Observação da Agricultura e dos Territórios Rurais.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Vialsil volta a assegurar Operações de Segurança no Circuito Internacional de Vila Real
6/07/2026
Incêndio destrói armazém junto à estação ferroviária de Aregos durante a madrugada
6/07/2026
Bombeiros de Baião integram BCIN 01 Tâmega e Sousa em missão no Teatro de Operações de Vouzela
4/07/2026
Incêndio em Fonseca mobiliza bombeiros de Santa Marinha do Zêzere
4/07/2026
Levantamento da Bandeira das Festas de Santa Maria do Gove mantém-se no domingo, 5 de julho
3/07/2026
Tomada de posse da Comissão Administrativa da Delegação Local de Baião da Cruz Vermelha realiza-se a 10 de julho
3/07/2026
Despiste de automóvel ligeiro seguido de capotamento provoca dois feridos leves
3/07/2026
Vítor Pascoal defende liderança no Rally Series em Lousada ao volante do Porsche 991.2 GT3 Cup
3/07/2026
PUB