2025/07/11
A Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) realizou, a 10 de julho, a 16.ª Reunião Ordinária do seu Conselho Diretivo, na sede da instituição em Amarante.
A sessão foi presidida por Cristina Vieira, presidente do Conselho Diretivo da AMDT, e contou com a abordagem de diversos temas relevantes para a atividade da associação e o desenvolvimento do território.
Da ordem de trabalhos destaca-se a recente seleção da Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira como Core Stakeholder no projeto europeu Living Lab OneSTOP Portugal.
Este projeto visa testar abordagens inovadoras na deteção, monitorização e priorização de espécies exóticas invasoras.
O trabalho vai ser realizado no âmbito de um “Laboratório Vivo” OneSTOP, para o qual está selecionada a PPRSA, assim como outras áreas da Região Norte (Mindelo, Tapada da Amora e Laboratório de Paisagem de Guimarães).
“Foi com grande satisfação que aceitámos o convite para integrar este projeto de investigação, colocando a nossa natureza ao serviço da ciência. Acreditamos que esta participação contribuirá de forma significativa para o desenvolvimento de novas tecnologias e para uma gestão ambiental mais eficaz”, destacou Cristina Vieira.