2025/10/27
Decorreram no passado domingo, 26 de outubro, os encontros da II Eliminatória da Taça da Associação de Futebol do Porto (AF Porto), com as três equipas do concelho de Baião em ação. O saldo acabou por ser misto: AD Baião venceu com goleada, enquanto ADCR Gestaçô e FC Frende foram afastados da competição.
A Associação Desportiva de Baião recebeu e venceu sem grandes dificuldades o CA Rio Tinto, conjunto que milita na Divisão de Honra — uma divisão abaixo da equipa baionense. Num jogo de sentido único, a formação orientada por Luisinho entrou com força total e, aos 30 minutos, já vencia por 5-0. Os golos foram apontados por Marcelo Carvalho, Doudou e Edmilson, os últimos com dois golos cada.
Apesar de uma ligeira melhoria do adversário até ao intervalo, a AD Baião manteve o controlo total do encontro. Já na segunda parte, a equipa continuou a pressionar e acabou por chegar ao 6-0 final através de Rooney, que saiu do banco para finalizar uma jogada iniciada por André Freitas. Com esta vitória expressiva, o conjunto baionense carimbou a passagem à próxima eliminatória da Taça AF Porto.
Menos feliz foi a tarde para o ADCR Gestaçô, que foi derrotado por 3-0 em Paço de Sousa. Frente a um adversário do mesmo escalão, mas com maior experiência nas competições federadas, a equipa não conseguiu repetir o bom desempenho da eliminatória anterior e acabou por se despedir da prova.
O FC Frende também disse adeus à competição, mas deixou uma excelente imagem. Diante do líder invicto da Série 3 da Divisão de Honra da AF Porto, a formação frendense realizou uma exibição de qualidade, equilibrando o jogo durante longos períodos. A derrota por 2-1 acabou por ser honrosa, com Tiago Filipe a marcar o golo da equipa baionense.
Com estes resultados, a AD Baião torna-se a única representante do concelho ainda em prova e aguarda agora o sorteio da III Eliminatória da Taça AF Porto.