2025/09/28
A 1ª Eliminatória da Taça da Associação de Futebol do Porto decorreu este sábado, dia 28 de setembro, e contou com a participação de três equipas do concelho de Baião: FC Frende, ADCR Gestaçô e AD Ancede. O sorteio ditou que os jogos das equipas baionenses se realizassem em casa, perante o apoio dos adeptos.
FC Frende elimina equipa formada pelos adeptos do Boavista FC
Depois da vitória por 2-0 frente ao Rio Mau FC na sua estreia em competições oficiais, o Frende confirmou o bom momento e garantiu a passagem à próxima fase da Taça AF Porto ao receber e vencer o Panteras Negras FC por 2-1. A equipa visitante é um novo projeto fundado por adeptos do Boavista FC, liderado por Nuno Fonseca, presidente da claque Panteras Negras, e que ambiciona atingir o Campeonato de Portugal nos próximos cinco anos.
ADCR Gestaçô segue em frente após jogo com sete golos
Também com motivos para sorrir está a ADCR Gestaçô, que protagonizou um dos jogos mais emocionantes da eliminatória ao derrotar o FC Paços de Gaiolo por 4-3. Num jogo de parada e resposta constante, a equipa baionense mostrou carácter e soube impor-se nos momentos decisivos, somando assim uma vitória importante, tanto em termos competitivos como anímicos, após um início de época com resultados menos positivos.
AD Ancede eliminada em casa pelo FC Calçada
Menos feliz foi a tarde para a AD Ancede, que caiu em casa diante do FC Calçada por 0-2. Apesar do resultado, a direção do clube enalteceu a atitude da equipa: “Não foi o desfecho que desejávamos, mas a entrega e a garra da nossa equipa foram inquestionáveis. Cada jogo é uma batalha e esta foi apenas uma parte do caminho. Seguimos juntos, com mais força e determinação para enfrentar os próximos desafios.”
Com estes resultados, FC Frende e ADCR Gestaçô mantêm-se em prova e aguardam agora o sorteio da 2ª eliminatória da Taça AF Porto, enquanto a AD Ancede foca atenções nas competições regulares.