2025/11/05
A trovoada que se fez sentir na manhã desta quarta-feira, 5 de novembro, provocou um incêndio em quadros elétricos de habitações sociais e do Centro de Relação Comunitária Loivos do Monte localizados junto à Estrada Municipal 1228, no concelho de Baião.

O alerta foi dado pelas 9h28, mobilizando quatro veículos e dez operacionais dos Bombeiros Voluntários de baião, bem como dois elementos da GNR de Baião.
Segundo o presidente de Junta de Freguesia de Loivos do Monte, Luís Pereira, o incidente foi causado por uma descarga elétrica provocada por um relâmpago, que atingiu o sistema elétrico do aglomerado habitacional.

“A situação ocorreu devido aos trovões que atingiram os quadros elétricos deste conjunto de três habitações e do centro comunitário, tendo sido afetadas duas casas e o próprio centro. Felizmente não há vítimas a registar”, explicou.
O incêndio ficou confinado às caixas e quadros elétricos, sem propagação às restantes divisões das casas.
“O relâmpago provocou o incendimento das caixas elétricas, mas não chegou a propagar-se. Tivemos a sorte de haver pessoas por perto que rapidamente ajudaram e controlaram a situação”, acrescentou a mesma fonte.

As habitações afetadas estavam habitadas no momento da ocorrência, mas apenas uma das casas tinha uma pessoa no interior, que alertou vizinhos e trabalhadores próximos, permitindo uma resposta rápida da comunidade.
As equipas de socorro procederam às operações de rescaldo e verificação de segurança no local.