A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa foi distinguida com o Prémio IMPULSO 2025 pelo projeto-piloto “SocialMENTE – Prescrição Social no Portugal Rural”, que teve início em Baião no início de 2024. Esta iniciativa, promovida pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), pelo Gabinete Regional da OMS para a Europa e pela Comissão Europeia, reconhece projetos que promovam cuidados integrados e centrados na pessoa.
O projeto SocialMENTE em Baião apostou na criação de percursos de cuidados integrados, envolvendo profissionais de saúde e assistentes sociais, e já demonstrou resultados significativos no bem-estar mental dos participantes. As ações de capacitação decorreram no Centro de Saúde de Baião, preparando a equipa local para oferecer uma abordagem multidisciplinar e intersectorial, que responde não só às necessidades clínicas, mas também às dimensões emocionais, sociais e práticas da saúde.
A apresentação dos resultados em dezembro, na Biblioteca Municipal António Mota, evidenciou melhorias importantes na saúde mental da população e reforçou a articulação entre os setores da saúde e social, com impacto direto na comunidade baianense.
O SocialMENTE já tinha sido destacado pelo ONZEColetivo de Impacto, como exemplo de empreendedorismo social com impacto local, mostrando que Baião está na vanguarda de projetos inovadores que cuidam das pessoas e da comunidade.
Após a fase de implementação em Baião, o projeto avança agora para Amarante, mas continuará a contar com o apoio da autarquia e de toda a rede local, garantindo que a população baianense continue a beneficiar de respostas sociais e de saúde integradas, personalizadas e de proximidade.