Em
O Comércio de Baião

2025/06/13

UNIDADE MÓVEL DE SAÚDE DE BAIÃO JÁ APOIOU MAIS DE 500 UTENTES DESDE ABRIL

Destaque

Desde que retomou a sua atividade, a 7 de abril, a Unidade Móvel de Saúde (UMS) de Baião já prestou cuidados a mais de 500 baionenses. A iniciativa integra o projeto municipal “Baião Cuida – Porque a Saúde é para Todos” e tem como objetivo levar os cuidados de saúde primários às populações mais isoladas do concelho.

Para assinalar o impacto do serviço, o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, e o vice-presidente, Filipe Fonseca, visitaram no passado dia 12 de junho a freguesia de Viariz, onde acompanharam de perto o funcionamento da UMS. A visita contou também com a presença de Anabela Pereira, enfermeira gestora da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa.

“Acreditamos que este projeto representa um avanço significativo na promoção da equidade no acesso à saúde. Queremos garantir que todos os cidadãos, independentemente da sua localização ou condição social, tenham acesso digno e regular aos cuidados de saúde”, afirmou Paulo Pereira.

A funcionar em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Baião e a ULS do Tâmega e Sousa, a Unidade Móvel oferece um conjunto diversificado de serviços de saúde e prepara-se para incluir novas valências como fisioterapia, psicologia, nutrição, podologia, medicina dentária e cardiopneumologia.

Além das consultas, a UMS tem desenvolvido ações de sensibilização junto da comunidade. No âmbito da campanha nacional “Maio – Mês do Coração 2025”, promoveu iniciativas de prevenção das doenças cérebro-cardiovasculares nos dias 21, 22 e 23 de maio, dirigidas a diferentes faixas etárias. As atividades incluíram rastreios, aconselhamento nutricional, distribuição de materiais informativos e sessões educativas com profissionais de saúde.

Estas ações, gratuitas e abertas à população, vão repetir-se durante a II Semana do Desporto e do Associativismo, reforçando o compromisso do município com a promoção da saúde pública e estilos de vida saudáveis.

A Unidade Móvel de Saúde afirma-se, assim, como uma resposta eficaz e próxima às necessidades da população, contribuindo para a coesão territorial e para o combate às desigualdades no acesso aos cuidados de saúde.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CPCJ de Baião assinala quase três décadas de proteção às crianças e jovens
30/12/2025
Projeto Escola Solidária do Agrupamento de Escolas de Eiriz reforça laços comunitários e promove valores de cidadania
30/12/2025
Requalificação da EN108 entre Lodão e Ponte de Ermida concluída com investimento de 2,6 milhões de euros
30/12/2025
Tomada de Posse dos Corpos Gerentes da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Baião
29/12/2025
StartUP Castelo de Paiva reforça apoio ao empreendedorismo
29/12/2025
Concerto de Reis e Ano Novo assinala início de 2026 em Mesão Frio
28/12/2025
Assembleia Municipal de Baião aprova Orçamento de 36,7 milhões de euros para 2026
27/12/2025
Operação “Natal e Ano Novo 2025/2026” – Dados Provisórios de 18 a 25 de dezembro de 2025
26/12/2025
PUB