2024/04/23
A Secção de Pedestrianismo da Associação dos Amigos do Rio Ovelha e a Câmara Municipal do Marco de Canaveses, com o apoio das Juntas de Freguesia do Concelho de Marco de Canaveses que são promotoras de percursos pedestres, da União de Freguesias de Campelo e Ovil e das entidades parceiras, vão organizar no próximo dia 19 de maio, o X Festival de Percursos Pedestres de Marco de Canaveses. Sob o tema 'Caminhar pelo Desporto e pela Natureza', esta atividade tem como intuito divulgar os percursos pedestres sinalizados existentes no concelho, bem como promover a prática do pedestrianismo e as atividades desenvolvidas por outras associações e clubes da região, em prol da natureza e do desporto ao ar livre.
A abertura do secretariado será no Pavilhão da EB 2,3 de Marco de Canaveses – Agrupamento de Escolas Cármen Miranda (coordenadas GPS 41°11'28.9"N 8°08'41.4"W), pelas 08h00, onde os participantes, para além de poderem optar pelo percurso que pretendem conhecer ou redescobrir, poderão também, no final da caminhada, visitar uma exposição onde outras associações e clubes irão divulgar e partilhar as suas atividades e o seu trabalho, bem como conhecer um pouco mais sobre a região, onde teremos também patente uma mostra de produtos da terra, com vinhos verdes, enchidos, compotas, mel, artesanato, etc.
Tal como já vem a acontecer ao longo das 9 edições anteriores, no final da Caminhada regressam ao ponto de partida, onde têm à sua espera um almoço para que juntos possam partilhar experiências vividas ao longo da manhã.
O ano passado o Festival foi enriquecido com animação, cultura, história, gastronómia e etnográfia. Este ano será para dar continuidade, pois é sem dúvida uma mais valia para todos aqueles que visitam pela primeira vez ou até mesmo para os repetentes, porque cada um dos percursos tem a sua cultura, a sua história, a sua gastronomia e a sua etnografia.
Na X Edição do Festival de Percursos Pedestres terá uma novidade, serão abertos apenas os percursos com o número par, que são: PR2 – Dois Rios, Dois Mosteiros, que passa nas Freguesias de Vila Boa do Bispo, Bem Viver e Alpendorada, Várzea e Torrão, o PR4 – Trilhos dos Dolmens, da União de Freguesias de Campelo e Ovil – Baião e que este ano é uma novidade, pois nunca foi aberto este percurso e faz parte do Festival de Percursos pela primeira vez. O PR6 – Caminhos de Tongobriga, que passa na Freguesia do Marco, antiga Freguesia do Freixo e o PR8 – Trilhos de Portocarreiro, que passa na Freguesia de Vila Boa de Quires e Maureles. São 4 Percursos com muita história, património e natureza.
A organização convida a população de norte a sul de Portugal, assim como amigos do País vizinho a inscreverem-se nesta X Edição do Festival, através do formulário criado para o efeito:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScHGm9yh9JebpPDhPHlzgmXEg-UGTGO-SgYyUiYR3xwqVyBtA/viewform
A AARO conta com a presença de todos e quer dar continuidade ao número de participantes de anos anteriores e se possível ultrapassar. Os participantes poderão contar com várias surpresas.