Em
O Comércio de Baião

2025/05/22

INTERNATIONAL DAY É “AFIRMAÇÃO DA MARCA UTAD COMO ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO”

Cultura Destaque

O UTAD International Day, iniciativa que cruza sabores e saberes globais no campus da academia, voltou a reunir centenas de estudantes nacionais e internacionais. Cabo Verde foi o país em destaque desta quarta edição cujo ponto alto decorreu a 20 de maio, no Kitchen Lab.

Pelas mãos dos estudantes internacionais foram confecionadas, ao longo dos últimos dias, mais de 50 receitas oriundas de 20 países, entre os quais Irão, Egito, Arménia, Roménia, Hungria, Nigéria, Moçambique, Angola, Brasil ou Timor-Leste.

No cardápio estiveram, não só, algumas das iguarias mais apreciadas de cada país, harmonizadas com vinhos da Adega de Vila Real, como também atividades lúdico-artísticas que celebraram a riqueza cultural de Cabo Verde.

O Reitor da UTAD, Emídio Gomes, nas breves palavras que dirigiu aos participantes, referiu que, “desde a primeira a edição, o International Day representa a afirmação da marca UTAD como um espaço de integração”. “A missão do evento é unir a cultura pela gastronomia, mas o grande objetivo é a integração dos nossos estudantes internacionais”, sublinhou.

Presente no evento, o Ministro Adjunto do Primeiro-ministro de Cabo Verde para a Juventude e Desporto, Carlos do Canto Monteiro, lembrou que “a UTAD, e este evento em particular, representa tudo aquilo que os espaços de ensino superior devem promover”. “São iniciativas como esta que promovem a plena integração de todos os alunos, nacionais e internacionais”, acrescentou o ministro, enaltecendo a proximidade que existe entre o reitor, a sua equipa e os estudantes.

O 4.º UTAD International Day contou ainda com a presença da Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, que é natural de Vila Real, e a diretora da Agência Erasmus, Cristina Perdigão, além de entidades regionais e locais.

A UTAD acolhe, atualmente, cerca de 1.200 estudantes internacionais, de mais de 50 nacionalidades, entre universitários de grau, de Erasmus, de mobilidade e de outros programas/convénios.

Desde 2024, os estudantes internacionais oriundos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) beneficiam da mesma taxa anual (propina) que os estudantes portugueses inscritos na UTAD.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
AD Baião apresenta oficialmente a sua equipa feminina com vitória sobre o SC Freamunde (5-2)
20/09/2025
MOTORPOR Usados inaugura espaço em Penafiel
19/09/2025
Entre Frankfurt e Loivos da Ribeira: uma história de amor que começou na Alemanha e já dura há mais de 50 anos
19/09/2025
Município de Mesão Frio abre candidaturas ao Programa de Bolsas de Estudo
19/09/2025
Baião assinala a Semana Europeia do Desporto com atividades abertas à comunidade
19/09/2025
OneSTOP: Douro e Tâmega na linha da frente da investigação sobre espécies invasoras
19/09/2025
Associação Vale do Zêzere retoma aulas de Dança Contemporânea e Ballet
18/09/2025
Serra da Aboboreira em destaque na National Geographic
18/09/2025
PUB